As lentes de contacto são uma excelente opção para cuidar da visão, não necessitando do uso de óculos durante o dia. Além da sua praticidade, este tipo de tratamento ocular pode ser usado para praticar desporto. As lentes de contacto são pequenos discos côncavos que são recomendados para corrigir doenças oculares, como por exemplo, astigmatismo, miopia ou hipermetropia.

As lentes de contacto podem ser, diárias, mensais ou anuais. Aconselhamos o uso de lentes diárias ou mensais, uma vez que as anuais poderão acumular poeiras ou outros agentes que podem provocar infeções e alergias oculares.

 

Benefícios da sua utilização

A utilização deste modo de tratamento de doenças oculares agrega diversas vantagens, de destacar as seguintes:

  • Menor distorção;
  • Maior campo de visão;
  • Comodidade na prática de desporto;
  • Aumento da autoestima;
  • Objetos mais realistas;
  • Não embaciam;
  • Eliminam a pressão (provocada pelos óculos) sentida no nariz e orelhas.

 

Importante ter em conta

Assim como os medicamentos dispõem de uma data de validade, o mesmo acontece com as lentes de contacto. A validade das lentes podem depender da marca e do tipo de tratamento pretendido.

É fundamental que assim que a data de validade expire, das lentes e da solução líquida usada para as lentes, seja descartado. O uso inadequado destes produtos podem resultar em consequências negativas para a visão, nomeadamente o risco de infeções visuais ou úlceras na córnea.

 

Dicas para uma utilização correta

O uso de lentes deve ser feito com consciência e responsabilidade. Por vezes, quem usa lentes de contacto esquecesse da data correta de abertura das mesmas. Nesse sentido, aconselhamos:

  1. Assim que abrir uma caixa nova, escreva na embalagem a dia de abertura ou o dia em que deve abrir uma outra caixa.
  2. Marcar no calendário a data certa de quando deve substituir as lentes.
  3. Escrever no calendário quando deve encomendar/comprar novas lentes.

 

StumbleUponEmail