Têm vindo progressivamente a ocupar a preferência dos portugueses, sobretudo os que, por várias razões, se encontram impedidos de usar óculos, mas nem sempre são totalmente compreendidas. As lentes de contacto são alvo de vários mitos e inverdades, que muitas vezes toldam o entendimento correto sobre a sua utilização.

Para ajudar a esclarecer, deixamos aqui uma lista de mitos e verdades sobre as lentes de contacto, baseada numa peça exaustiva do portal Notícias ao Minuto.

Verdades e mitos sobre o uso de lentes de contacto

  • Todos podemos usar lentes de contacto?

Sim, as lentes de contacto são ajustáveis a todo o tipo de pessoas. No entanto, para evitar eventuais inflamações ou alergias, é importante efetuar uma consulta de oftalmologia ou optometria antes de começar a usá-las.

  • Este tipo de lentes provocam desconforto?

Errado. Isso nunca acontece, a menos que sofra de alguma alergia ou problema ocular. O desconforto pode ser provocado pela comichão, ardor, vermelhidão ou outro sintoma. Se isso acontecer, deve consultar de imediato o seu oftalmologista.

  • Podem provocar cegueira?

É verdade que o uso indevido de lentes de contacto pode provocar cegueira. Embora seja algo extremamente raro e só aconteça em casos de desleixo completo, quer na limpeza das lentes, quer na do estojo que lhes serve de armazenamento. Isto porque podem provocar o aparecimento de bactérias que podem provocar doenças graves.

  • São muito caras?

Isto não é, de todo, verdade. Hoje em dia, existem diversos tipos e opções de lentes de contacto, que permitem a todas as famílias terem acesso a este artigo.

  • Provocam dores de cabeça?

Nada de mais errado. As dores de cabeça podem ser provocadas pela vista cansada, mas nunca pelo uso deste tipo de lentes. No entanto, para se assegurar de que usa as lentes certas, o ideal é experimentar vários pares diferentes até encontrar o que melhor se adequa ao seu caso concreto.

Para saber mais ou comprar lentes de contacto, visite-nos.

StumbleUponEmail