É consensual que a partir de determinada idade, normalmente dos 40 anos, todos começamos a ser afetados pela presbiopia. Uma condição que nos faz focar com mais dificuldade, pelo endurecimento do músculo cristalino existente no olho humano. Ver torna-se mais difícil e implica um esforço maior por parte da nossa visão.

Um artigo recente da revista Visão aponta no sentido de que há uma fórmula que permite combater ou retardar a presbiopia sem recurso a óculos ou lentes de contacto. De acordo com o mesmo artigo, embora o uso de óculos seja indispensável, mais tarde ou mais cedo, há alguns exercícios que podemos utilizar para retardar a sua utilização.

Como retardar a presbiopia depois dos 40?

O «segredo», de acordo com a publicação, reside num sistema desenhado nos EUA para ajudar o cérebro a corrigir os olhos. Tudo reside num princípio de aprendizagem percetiva. Passa por um treino efetuado a partir de imagens específicas e que ajuda a melhorar o desempenho da visão.

A ideia base é sustentada por fragmentos que estimulam a zona do cérebro responsável pela visão, os denominados Gabor patches. O treino passa por tentar ver essas imagens quando estão mais próximas, mais distantes ou mais desfocadas. Com o tempo, a rapidez com que as imagens vão aparecendo vai aumentando.

Um sistema que resulta mesmo?

De acordo com a Visão, que cita o New York Times, alguns especialistas estão bastante céticos quanto a este sistema. No entanto, alguns estudos apontados pelo jornal norte-americano revelam algumas conclusões. Efetuar os exercícios repetidamente centenas de vezes e ao longo da semana, durante alguns meses, pode fazer realmente diminuir a presbiopia.

Em teoria, as melhorias são sentidas ao nível do cérebro e não dos olhos. A verdade é que o método popularizou-se ao ponto de surgirem até algumas aplicações para smartphone com este inovador treino para diminuir a presbiopia. Na dúvida, há sempre um método que funciona: um bom par de óculos ou de lentes de contacto.

Para saber mais sobre a presbiopia, contacte-nos.

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