O astigmatismo é um problema ocular, onde ocorre um erro refrativo. Nesta condição, as imagens surgem na retina desfocadas. O seu principal sintoma é a visão desfocada e turva.

Causas e sintomas do astigmatismo:

Esta condição ocular resulta de uma curvatura anormal da córnea. Nestes casos a curvatura da córnea tem um formato mais oval do que redondo. Este erro refrativo está presente desde o nascimento, ou pode ser originado pelo aparecimento de determinadas doenças.

Sendo o astigmatismo um erro que ocorre ao nível da refração da luz, os principais sintomas são a visão turva, quer seja ao perto, quer seja ao longe. É frequente que sofra de astigmatismo apresente também outro tipo de sintomatologia:

  • Cefaleias (dores de cabeça)
  • Fadiga ocular

Comprar óculos graduados para astigmatismo:

Dada a especificidade desta doença ocular, quando se opta pela utilização de óculos graduados a prescrição do médico oftalmologista, ou do técnico especializado, vem acompanhada do grau cilíndrico, assim como do eixo. O eixo do astigmatismo não é mais do que a localização do grau do astigmatismo do olho. Neste sentido, é importante a medição precisa para obter a medida do eixo, assim como o grau cilíndrico, que indica os graus de astigmatismo do olho.

Lentes:

A escolha das lentes é algo crucial para a correção do olho com astigmatismo. A grossura das lentes varia de acordo com o grau e o eixo do astigmatismo.

  • eixo entre 0 e 25 graus – lentes mais grossas na parte superior e inferior da lente;
  • Eixo entre 70 a 110 graus – lentes mais grossas nas laterais das lentes;
  • Eixo entre 165 e 180 graus – lentes mais grossas na parte superior e inferior da lente.

Este tipo de graduação interfere diretamente com o tipo de lente e com as suas características físicas, uma vez que as lentes serão mais ou menos finas nas laterais, mediante o eixo.

Armação:

A escolha da armação deve ter em conta as características das lentes, com o eixo e grau do astigmatismo, assim como o seu próprio utilizador. Neste sentido, para escolher uma armação adequada ao seu caso, deve ter em conta alguns aspetos.

  • Tamanho da armação – o tamanha da armação pode influenciar, e muito, na adaptação do olho às lentes.  Dependendo do eixo, os óculos podem ser maiores ou menores. No entanto, é importante ressalvar que óculos mais redondos são os mais confortáveis para uma melhor visão, sem dimensões exageradas, nem demasiado grandes, nem demasiado pequenas.
  • Design das lentes – não só o tamanho da armação importa, como também a própria forma das lentes. Ou seja, lentes muito retangulares, que preencham pouco o campo de visão do seu utilizador, vão comprometer o sucesso da utilização dos óculos. Por outro lado, optar por lentes demasiado grandes não dão o apoio e suporte que os olhos necessitam para que haja a correção dos mesmos.

Ao comprar os seus óculos graduados, fale com um técnico especializado, informando quais os seus gostos e preferenciais. Este saberá encaminhá-lo e apresentar-lhe várias opções adequadas para o seu caso, sem nunca descorar no seu look.

StumbleUponEmail