É uma designação que corre mundo, mas muita gente não sabe realmente o que significa. Os óculos de sol polarizados dispõem de uma cobertura química especial que ajuda a reduzir o brilho refletido da água ou de superfícies planas e claras. Ao neutralizar o brilho, os óculos de sol polarizados ajudam a ver os objetos com maior clareza e reduzem os efeitos dos raios UV.

Isto porque os raios de sol são refletidos em todas as direções. Por isso, quando um raio de luz atinge uma superfície plana, a luz refletida atinge os olhos e provoca encadeamento. O brilho é muito prejudicial. Reduz a perceção de profundidade, distorce a visão e a perceção das cores e pode cegar temporariamente.

Como podem os óculos de sol polarizados ajudar?

Os óculos de sol correntes apenas reduzem a quantidade de luz que é transmitida horizontalmente e verticalmente. O filtro químico dos óculos de sol polarizados, por sua vez, absorve as ondas de luz horizontal e permite as ondas de luz verticais passarem. Uma vez que a luz apenas viaja numa direção nos óculos de sol polarizados, o brilho é eliminado.

Lentes tintadas vs lentes polarizadas

As lentes tintadas serem excelentes para reduzir o brilho. No entanto, não eliminam o encadeamento como os óculos de sol polarizados. Não deixe que as lentes escuras o induzam em erro. Nem sempre as lentes mais escuras são que que melhor bloqueiam os raios UVA e UVB nocivos do sol.

Verifique sempre o rótulo das lentes para comprovar o nível de proteção UV que oferecem. Os óculos de sol sem proteção UV podem provocar mais danos aos olhos do que não usar quaisquer lentes no verão. Isto porque as lentes tintadas podem provocar a dilatação da pupila, deixando passar mais raios UV para a parte de dentro do olho, o que pode ser extremamente perigoso.

Para saber mais ou comprar óculos de sol polarizados, visite-nos.

StumbleUponEmail