HomeBlog 

Sensação de areia nos olhos pode ser síndrome do olho seco

A primeira reação ao ter a sensação é de ter areia nos olhos, é coçá-los para ver se o incómodo passa, no entanto, só aumenta. Assim, decide ir à farmácia comprar um colírio (lágrimas artificiais) simples para lavagem – mas esse é um dos erros mais comuns em pacientes com a síndrome do olho seco.

A doença afeta 337 milhões de pessoas no mundo. Embora a solução seja relativamente simples, as consequências a longo prazo podem comprometer a córnea. Viver por muito tempo com a doença sem tratamento, provoca lesões no anel corneano, com cicatrizes permanentes que prejudicam a visão.

Na dúvida, o melhor caminho é sempre a consulta com um especialista. O diagnóstico precoce ajuda a evitar complicações e devolve a qualidade de vida, além de evitar a evolução do quadro do indivíduo e a sensação de areia nos olhos

O acompanhamento de doenças de base é igualmente importante, pois portadores de artrite e diabetes tendem a desenvolver o olho seco. Outros fatores de risco são o uso excessivo de lentes de contacto e medicamentos para acne ou depressão.

Síndrome do mundo moderno

“Atendo muitos pacientes com queixas de olho seco e vejo que a maioria são estudantes e profissionais que passam muitas horas na frente de computador”, afirma o Dr. Hilton. Durante a pandemia, a saúde dos olhos das pessoas piorou.

No caso do olho seco, existem várias opções, como colírios anti-inflamatórios, lágrimas artificiais para lubrificar a região, oclusão dos pontos lacrimais com plug de silicone e até luz pulsada, dependendo do caso. Os indivíduos que trabalham em frente ao ecrã do computador não costumam cumprir as pausas necessárias. Existem várias regras, sendo recomendo – a cada uma hora em frente ao ecrã, fique um minuto a olhar para longe, descansando a vista.

Agende já a sua consulta com o especialista, pois adiar só piora os problemas que podem se tornar crónicos sem o tratamento adequado.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Artigos Relacionados

Efectue a marcação do seu exame