A visão é fundamental na absorção de informação exterior, principalmente nas crianças e jovens que estão constantemente em aprendizagem. A visão dá conta de cerca de 80% da informação exterior, daí este sentido ser de grande importância no crescimento infantil.

O rendimento escolar pode ficar comprometido caso a criança ou jovem tenha algum problema de visão, principalmente caso o mesmo ainda não tenha sido diagnosticado.

As crianças e jovens devem ser seguidas por profissionais durante todo o seu crescimento. As consultas de oftalmologia pediátrica são essenciais mesmo para os bebés, principalmente quando os pais do bebé já contêm algum tipo de problema visual. Caso os pais da criança tenham algum problema de visão as probabilidades de o filho desenvolver alguma doença é superior.

 

Problemas visuais em crianças e jovens

Quanto mais cedo as crianças forem diagnosticadas com alguma doença ocular mais facilmente o erro na visão é corrigido. Para os pais ou educadores da criança é fundamental que a atenção seja redobrada em relação aos comportamentos diários.

Alguns comportamentos que podem despertar para sintomas de problemas visuais são:

  • Semicerrar os olhos para focar objetos ou imagens;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Aproximar-se demasiado para ler ou escrever;
  • Saltar palavras ou frases durante a leitura.

 

As crianças e jovens podem apresentar diversos comportamentos que poderão indicar problemas de visão, contudo caso suspeite de algum erro na visão e não consegue entender os seus comportamentos aconselhamos a consultar um especialista para fazer um diagnóstico rigoroso.

 

Doenças visuais na infância

O desenvolvimento de doenças oculares não se reflete apenas pelo avanço da idade, certas doenças podem desenvolverem-se nos mais novos e são igualmente importante de tratar e diagnosticar atempadamente.

A miopia, hipermetropia, astigmatismo, ambliopia e estrabismo são doenças comuns e de alerta para os pais e educadores das crianças. É fundamental que sejam tomadas medidas preventivas para que, caso a criança desenvolva algum destes problemas visuais, a doença seja controlada e corrigida, de forma e controlar e evitar a sua evolução.

 

 

StumbleUponEmail