A maior parte dos norte-americanos, à imagem do que acontece nos restantes países ocidentais, subestima a proteção dos olhos contra os raios solares, divulgou um novo estudo de nível nacional levado a cabo nos EUA. De acordo com a pesquisa, três quartos dos inquiridos estão preocupados com lesões oculares, mas apenas 31 por cento fazem algo para os proteger, como usar óculos de sol graduados.

O estudo, da autoria do The Vision Council, revela que muitos norte-americanos têm uma relação passiva com os seus óculos de sol graduados e não estão conscientes do perigo para a saúde que constitui a exposição dos olhos aos raios solares. Para Justin Bazan, conselheiro médico da entidade que promoveu o estudo, «os danos provocados pelos raios UV podem começar em pouco mais de 15 minutos».

Uso de óculos de sol graduados é normalmente reservado para grandes viagens

Normalmente, o uso de óculos de sol graduados está reservado a longas viagens de carro ou passeios ao ar livre. Segundo a pesquisa, todos deveríamos usar óculos de sol graduados mais frequentemente, até porque uma percentagem significativa das pessoas passa na rua o período em que os raios UV são mais fortes, entre as 14h00 e as 16h00.

Além disso, um passeio de carro ou a olhar para o chão implica uma percentagem extra de raios UV, que são refletidos no chão ou na estrada. Se o passeio for junto de água, ainda pior, pois nesse caso a percentagem pode chegar aos 100 por cento.

Apelidada de «assassino silencioso», a radiação UV pode danificar tanto o organismo humano que consegue até causar lesões no ADN. Imagine o que não fará aos seus olhos se não usar óculos de sol graduados.

Lesões provenientes dos raios UV

  • Queimaduras nos olhos
  • Cataratas
  • Degeneração macular
  • Queimadura da córnea
  • «Olho de surfista»

A única forma de se prevenir contra todas estas lesões é optar por óculos de sol graduados que bloqueiem 99 a 100 por cento dos raios UVA e UVB e filtre entre 75 e 90 por cento da luz solar visível. Entre estilo e proteção, escolha os óculos de sol graduados mais eficazes contra o sol.

Lembre-se que o perigo dos raios UV não vem apenas do sol, mas também dos raios refletidos na neve, na água, na estrada ou no chão.

Para saber mais sobre óculos de sol graduados, contacte-nos ou visite a nossa loja em Setúbal.

StumbleUponEmail