A maior parte dos norte-americanos, à imagem do que acontece nos restantes países ocidentais, subestima a proteção dos olhos contra os raios solares, divulgou um novo estudo de nível nacional levado a cabo nos EUA. De acordo com a pesquisa, três quartos dos inquiridos estão preocupados com lesões oculares, mas apenas 31 por cento fazem algo para os proteger, como usar óculos de sol graduados.
O estudo, da autoria do The Vision Council, revela que muitos norte-americanos têm uma relação passiva com os seus óculos de sol graduados e não estão conscientes do perigo para a saúde que constitui a exposição dos olhos aos raios solares. Para Justin Bazan, conselheiro médico da entidade que promoveu o estudo, «os danos provocados pelos raios UV podem começar em pouco mais de 15 minutos».
Uso de óculos de sol graduados é normalmente reservado para grandes viagens
Normalmente, o uso de óculos de sol graduados está reservado a longas viagens de carro ou passeios ao ar livre. Segundo a pesquisa, todos deveríamos usar óculos de sol graduados mais frequentemente, até porque uma percentagem significativa das pessoas passa na rua o período em que os raios UV são mais fortes, entre as 14h00 e as 16h00.
Além disso, um passeio de carro ou a olhar para o chão implica uma percentagem extra de raios UV, que são refletidos no chão ou na estrada. Se o passeio for junto de água, ainda pior, pois nesse caso a percentagem pode chegar aos 100 por cento.
Apelidada de «assassino silencioso», a radiação UV pode danificar tanto o organismo humano que consegue até causar lesões no ADN. Imagine o que não fará aos seus olhos se não usar óculos de sol graduados.
Lesões provenientes dos raios UV
- Queimaduras nos olhos
- Cataratas
- Degeneração macular
- Queimadura da córnea
- «Olho de surfista»
A única forma de se prevenir contra todas estas lesões é optar por óculos de sol graduados que bloqueiem 99 a 100 por cento dos raios UVA e UVB e filtre entre 75 e 90 por cento da luz solar visível. Entre estilo e proteção, escolha os óculos de sol graduados mais eficazes contra o sol.
Lembre-se que o perigo dos raios UV não vem apenas do sol, mas também dos raios refletidos na neve, na água, na estrada ou no chão.