É frequente, que com o passar dos anos e com as tarefas diárias e profissionais, ligadas ao uso das tecnologias e dos aparelhos digitais, que os nossos olhos necessitem de uma ajuda extra no desempenho das suas funções.

Geralmente, os primeiros sintomas de quem necessita de óculos de descanso são dificuldades em realizar tarefas simples como ler uma simples informação, seja ela no papel ou no ecrã, dores de cabeça e de olhos recorrentes, assim como fadiga ocular.

 

Óculos de descanso

Este tipo de óculos são prescritos pelo médico oftalmologista, ou pelo optometrista, numa consulta de avaliação e diagnóstico ocular. Tem como principal objetivo o de auxiliar a vista em atividades mais exigentes e que requeiram um foco específico, por períodos mais longos.

Ao contrário da maioria dos óculos, estes têm um foco muito específico foram desenhados com esta finalidade. A utilização de outro tipo de óculos para estas tarefas, não só não ajudam os seus olhos a ter um melhor desempenho, como ainda os prejudicam.

Qualquer pessoa pode utilizar óculos de descanso, específicos e adaptados às suas necessidades individuais. Neste sentido,  este tipo de óculos pode ser usado por pessoas com algum tipo de problemas oculares, como é o caso da miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia, ou que simplesmente apresente sintomas de dificuldades em tarefas de foco.

A principal finalidade dos óculos de descanso é a de promover um maior conforto aos seus utilizadores, em atividades visualmente exigentes.

 

Especificidades dos óculos de descanso:

  • Podem ser utilizados por qualquer pessoa;
  • Lentes utilizadas neste tipo de óculos
    • Filtro de luz azul – com a finalidade de proteção ocular contra a luz azul violeta. A exposição prolongada a este tipo de luz promove a fadiga ocular, visão turva, assim como dores de cabeça frequentes;
    • Fotossensíveis lentes que mudam de cor, adaptando-se à luminosidade do ambiente em que o seu utilizador se encontra. Desta forma é possível reduzir os vários desconfortos oculares, provocados pela incidência da luz nos olhos;
    • Antirreflexo – permite a redução de reflexos de luz, incidentes nas lentes. Estas lentes funcionam com uma barreira protetora, bloqueando todos os reflexo indesejados e que tanto atrapalham a nossa visão.
  • os óculos de descanso não corrigem problemas de visão, apenas apoiam os mesmos em tarefas mais exigentes e minuciosas.

 

Necessidades de utilização dos óculos:

Este tipo de óculos deve ser utilizado mediante a apresentação de determinado tipo de características ou sintomas específicos.

  • Dores de cabeça recorrentes;
  • Dores nos olhos;
  • Sensação de vista cansada;
  • Irritação ocular;
  • Dificuldade na leitura, ver televisão, ou estar ao computador;
  • Pacientes com astigmatismo e/ou hipermetropia.

 

Ter cuidados diários e compreender o que os seus olhos querem comunicar consigo é fundamental para uma boa saúde ocular. O uso de óculos de descanso é algo bastante frequente é fundamental para muitas pessoas. No entanto, essa necessidade tem que ser diagnosticada pelo seu médico oftalmologista ou pelo seu optometrista.

 

StumbleUponEmail