Se sente que a sua visão está turva ou distorcida, nomeadamente quando está a tentar focar-se em atividades que requerem ver objetos a grandes distâncias, tais como os sinais de trânsito, saiba que pode ter astigmatismo.

 

O que é o Astigmatismo?

O astigmatismo é uma doença muito comum onde as imagens transmitidas ao cérebro estão desfocadas ou distorcidas provocando visão turva ou visão desfocada.

Este é um defeito da curvatura da córnea que atua seguindo um eixo horizontal, vertical ou diagonal e altera a visão. Pode ser hereditária, no entanto, desconhece-se a verdadeira causa desta alteração na córnea.

 

Como se trata o Astigmatismo?

O astigmatismo pode ou não ser tratado. Isso tem a ver com a sua intensidade.

Se a mesma for ligeira, de modo a que não interfira significativamente com a visão, a mesma não requer qualquer tratamento.

Quando este é elevado e afeta a qualidade da visão, é importante corrigi-lo, recorrendo-se à utilização de óculos, lentes de contacto ou mesmo à cirurgia refrativa.

  • A utilização de óculos – Quando o paciente for uma criança até aos 15 anos, os óculos são a solução ideal.

Se o paciente tiver mais de 40 anos, poderá ser necessário a utilização de lentes progressivas, por estas conterem diferentes graduações, essenciais também para o seu tratamento.

  • A utilização de lentes de contacto – Se o paciente não tiver qualquer contraindicação, como a presença de alergias ou mesmo a falta de lágrimas, as mesmas poderão ser utilizadas.

O seu uso requer higiene e disciplina, sendo importante um acompanhamento médico regular que garanta a pronta deteção e correção de quaisquer anomalias resultantes da sua utilização.

  • A cirurgia refrativa – A mesma está indicada em pessoas com mais de 18 anos e com uma graduação estabilizada há, pelo menos, 12 meses.

Essa cirurgia permite moldar a superfície da córnea e corrigir os erros de superfície correspondentes ao astigmatismo, sendo que ao fim de 24 horas o paciente passa a usufruir de uma visão normal

A mesma é muito eficaz, mesmo na presença de um quadro combinado de astigmatismo e miopia ou astigmatismo e hipermetropia.

 

Mas para saber mais sobre esta doença, venha a umas das lojas da Anoptica.

Os nossos técnicos especialistas dar-lhe-ão toda a informação que necessita de saber.

StumbleUponEmail