Qual o material da armação de óculos mais indicado para cada o meu caso? A pergunta é comum a muitos clientes e nem sempre de fácil resposta. Em primeiro lugar, deve escolher uma armação que se adequa à sua estrutura e tamanho facial. É importante ter em conta que uma das características mais relevantes da armação de óculos é a sua largura.

Para determinar a largura de uma armação, tem de medir de um extremo de uma armação ao extremo oposto. Existem vários materiais disponíveis para uma armação de óculos.

Armação de óculos mais comum é feita de uma liga metálica

As mais comuns são feitas de uma liga metálica, incluindo as de marcas bastante conhecidas e topo de gama. Esta liga ajusta-se bem e é simples de moldar, daí ser tão vendida. Mas, uma armação de óculos pode também ser feita de aço inoxidável, um material mais forte, flexível e durável do que a liga metálica standard.

Estas armações são, no entanto, mais caras, dado serem mais difíceis de produzir e de colorir. Mais recentemente, passou a ser possível também ter uma armação de óculos em titânio. O titânio é ainda mais leve e mais flexível do que o aço inoxidável, pelo que é ainda mais caro.

Plástico, titânio e aço inoxidável são alguns dos materiais à disposição

Este tipo de armações são normalmente vendidas na sua cor natural, dado serem extremamente difíceis de colorir. É uma armação de óculos em tons de cinzento prateado. Existem depois várias ligas de titânio. Uma das mais procuradas permite manter a sua forma original depois de torcida e amassada.

No entanto, este material é mais pesado, uma vez que contém níquel. Além das ligas metálicas, do aço inoxidável e do titânio, uma armação de óculos pode também ser feita de plástico. Este material tem a vantagem de ser extremamente leve e muito flexível.

Tendo em conta estes materiais, o cliente tem de escolher a armação de óculos que melhor se adequa ao formato do seu rosto. Tem ainda de escolher o tamanho das lentes e o respetivo formato: oval, redondo, quadrado, retangular.

Deve ainda escolher as armações consoante o objetivo dos óculos. Armações para óculos de desporto, por exemplo, devem ser mais leves e maleáveis. Tudo depende do tipo de óculos e do respetivo cliente.

Para saber mais ou escolher uma armação de óculos, visite-nos ou contacte um assistente na anoptica em Setúbal!

StumbleUponEmail