O inverno começa já na próxima segunda-feira, 21 de dezembro, contudo os dias frios e ventosos já chegaram há alguns dias. Nos dias mais frios e ventosos os olhos ficam mais sensíveis e expostos a agressões externas. Durante os meses mais frios do ano é fundamental ter cuidados acrescidos com a visão, neste artigo explicamos-lhe tudo!

 

Evitar ambientes secos

Durante o inverno, nos dias mais frios a tendência para aquecer espaços fechados é ligar aquecedor ou a lareira e, por sua vez, mantermo-nos nesses mesmos espaços. Contudo, o calor emitido pelas fontes de calor podem desencadear ou agravar problemas oculares, como por exemplo, o olho seco.

Esta estação de clima mais frio e, por vezes, seco e de ventos fortes, propaga mais fumo e poluição para diversos ambientes e, consequentemente, desencadeia fatores determinantes que aumentam consideravelmente os níveis de irritação dos olhos.

Os olhos, durante o inverno, têm tendência a ficar mais sensíveis e alguns sintomas bastante visíveis durante o dia-a-dia são:

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes;
  • Comichão e sensação de ardor.

 

Utilizar óculos de sol

O uso de óculos de sol deve ser feito durante todo o ano. É verdade que existe menos exposição solar no inverno, no entanto a utilização de óculos de sol é fundamental para manter uma boa saúde visual. Os raios UV estão presentes mesmo em dias de céu nublado e, tendo em conta as consequências destes raios para a visão é essencial usar óculos de lentes apropriadas.

 

Evitar estar longos períodos de tempo a olhar para aparelhos eletrónicos

Nos dias mais frios, existe uma maior tendência a passar mais tempo em casa. Em consequência, o tempo passado a ver televisão, em frente ao computador, telemóvel ou tablet torna-se muito superior, em comparação aos dias passados mais ao ar livre.

Recomendamos que nos dias que usa mais aparelhos eletrónicos faça pausas regulares, para reduzir a fadiga ocular. É aconselhado que a cada 20 minutos passados em frente a um ecrã, descanse a vista durante 20 segundo olhando para objetos com alguma profundidade, de preferência no exterior.

 

Reforçar a higiene e limpeza

A higiene é fundamental durante todo o ano, contudo durante o inverno é fundamental ter especial atenção à visão e à saúde ocular. É muito importante manter os espaços fechado limpos e arejados o quanto possível para que as probabilidades de doenças oculares sejam baixas, isto porque locais que contenham mais poeiras, sujidade ou bactérias são nocivas aos olhos e ao bem-estar dos mesmos.

 

StumbleUponEmail