A visão é o principal órgão de aprendizagem na infância. É através da visão que a criança percepciona o mundo exterior e que efetiva as suas aprendizagens. Desta forma, uma visão saudável, dentro dos parâmetros esperados de acordo com a faixa etária em que a criança se encontra, tem um papel fundamental no seu próprio desenvolvimento.

Cada criança tem as suas particularidades, distinguindo-se de todas as outras. No entanto, os padrões comportamentais são bastante similares nas diferentes fases do desenvolvimento. Como tal, é importante verificar se a criança apresenta algum tipo de comportamento desajustado, de forma a ser vigiada pelo médico oftalmologista e proceder a um rastreio visual.

 

Utilização de óculos na infância:

A criança, quando diagnosticada com algum tipo de dificuldade visual, necessita de usar óculos graduados, de forma poder corrigir essa mesma dificuldade e promover uma maior e melhor qualidade de vida.

Os óculos graduados são uma importante ferramenta para todas as crianças com dificuldades visuais. É necess sentido que uma armação ajustada e adequada a cada criança é fundamental para o seu conforto e bem-estar.

Tratando-se de um elemento novo, ao qual a criança terá que se adaptar, é muito importante que seja ela a escolher a sua própria armação. É fundamental que goste dela e que se identifique com ela, só assim poderá desenvolver a melhor relação possível com os óculos e aceitar a sua dificuldade visual. No entanto, é sempre necessária a supervisão dos pais ou cuidadores, para que estas escolhas sejam também as melhores para a criança e as suas necessidades.

 

Armações de óculos para crianças:

Atualmente existe uma grande variedade de modelos, cores e materiais de armações. No entanto, sempre se seja necessário optar por uma armação de óculos para uma criança é necessário ter em conta vários aspetos:

  • Segurança e conforto da criança;
  • Suporte na zona do nariz e orelhas;
  • Qualidade da armação;
  • Faixa etária a que se destina;
  • Materiais com que são feitas as armações.

 

Materiais adequados às armações infantis:

Existe, atualmente, no mercado vários materiais apropriados para as armações infantis, que conferem não só liberdade de movimentos, como a maior segurança e conforto para a criança.

  • Armações de silicone indicadas para faixas etárias mais baixas, geralmente para bebés. Este material é bastante flexível e ajustável, proporcionando um excelente conforto para os seus utilizadores.
  • Armações de grilamid (injetados) produzidas com um material mais resistente do que o silicone, mas bastante flexíveis e resistentes. Não partem mesmo quando caem.
  • Armações de resina amorfa termoplástica material bastante resistente, mas com uma flexibilidade superior a grilamid. Além de serem bastante flexíveis, apresentam ainda uma grande resistência a produtos químicos e a danos, na generalidade.
  • Armações de acetato – este tipo de armações é recomendado para crianças numa faixa etária superior, a partir dos 10 anos. Em caso de queda este tipo de armação necessita de manutenção especializada.

 

A utilização de óculos deve ser algo confortável e agradável, ajustada às necessidades de cada um. Quando se trata de uma armação para as crianças os cuidados devem ser redobrados devido às suas necessidades e à constante necessidade de movimento e de descoberta do mundo exterior.

StumbleUponEmail