A proteção ocular é cada vez mais requisitada por empresas e profissionais que tenham profissões que apresentem algum risco para a visão. Os óculos de proteção têm como objetivo principal proteger os olhos, pois estes bloqueiam a passagem de partículas.

 

Utilização de óculos de trabalho

O uso de proteção ocular deve ser uma preocupação de todos os profissionais e empresas que desenvolvam trabalho como a soldadura, a mineração ou a indústria em geral.

Apesar do uso de óculos de trabalho ser recomendado há quem dispense a sua utilização e, consequentemente desprotege a visão trazendo consequências futuras para a visão.

A falta de utilização de óculos de trabalho pode acontecer por esquecimento ou pelo desconforto inicial, contudo a sua utilização é imprescindível para manter uma boa saúde ocular, caso contrário poderá trazer danos para a visão como a perfuração do globo ocular, perda de visão ou, em casos mais graves, cegueira.

 

Perigos para a visão

É fundamental saber escolher os óculos de proteção certos e, é também preciso saber identificar quais os perigos a que os olhos estão expostos, uma vez que a escolha dos óculos de proteção pode depender desses perigos.

Os diferentes perigos a que os olhos estão expostos podem ser:

  • Mecânicos: partículas, poeiras ou choque;
  • Térmicos: chama, salpicos de materiais fundidos ou líquidos quentes;
  • Químicos: salpicos de ácidos, dissolventes ou alcalinos;
  • De radiação: radiação ultravioleta, infravermelha, luz forte ou laser;
  • Elétricos: curto-circuito ou arcos voltaicos.

 

Óculos de proteção

 

  • Óculos de proteção regulável/com hastes:

Este óculos destinam-se a proteger os olhos contra impactos com pouca energia  (resistência mecânica a um impacto de 45m/s) e contra radiações nocivas.

Os óculos são muito leves e são ajustáveis. Estes óculos têm tratamento anti-riscos e proteção contra salpicos, pós ou impactos.

 

  • Óculos panorâmicos:

Os óculos panorâmicos protegem os olhos contra impactos com energia média resistência mecânica a um impacto de 120m/s), riscos de perigos químicos, biológicos, mecânicos, térmicos e contra radiações nocivas.

Estes óculos têm tratamento anti-embaciante e anti-risco, são ajustáveis e têm proteção contra partículas a alta velocidade, salpicos, pós ou impactos.

 

Se precisa de óculos de trabalho, visite a sua loja Anóptica em Setúbal ou Évora e aconselhe-se com profissionais. Marque a sua consulta a partir do nosso contacto: 265 417 200.

 

StumbleUponEmail