Os problemas oculares nas crianças podem ser difíceis de detetar, contudo é necessário estar atento a todas as pistas que as crianças demonstram ao longo do seu crescimento.

Muitas crianças têm falta de atenção ou concentração, pouco interesse nas aulas e nos estudos ou até baixo rendimento escolar devido a problemas oculares. A visão pode ser a chave para todos esses efeitos nas crianças.

 

Hiperatividade ou falta de óculos?

A falta de motivação ou agitação das crianças por vezes está associada à hiperatividade mas é necessário conhecer os sinais e estar muito atento.

A hiperatividade é uma perturbação neurocomportamental e apresenta 3 grande sintomas:

  • Falta de atenção;
  • Impulsividade;
  • Inquietação.

 

Estes são os principais sintomas que levam a crer que uma criança é hiperativa. No entanto, estes sintomas podem indicar falta de visão e não hiperatividade. Para que seja feito o devido tratamento é fundamental estar atento a todos os sinais.

Quando a criança sofre de problemas oculares pode dar sinais como:

  • Dores de cabeça frequentes;
  • Franzir a testa para focar objetos;
  • Falta de atenção e motivação na escola.

 

Diagnóstico precoce

Como dito anteriormente, é fundamental que os pais estejam atentos a eventuais queixas ou sintomas que as crianças demonstrem. Caso o mesmo aconteça, é necessário fazer um diagnóstico visual, de forma, a tratar o problema e não alastrar o problema.

Quando mais precoce for o diagnóstico melhor será para a saúde visual da criança e a probabilidade de danos visuais em adulto diminui.

Se a criança apresentar problemas oculares é necessário que haja um tratamento, que passa pelo uso de óculos.

 

Na Anóptica dispomos de profissionais que ajudaram os seus filhos a alcançar uma boa visão e, consequentemente a ter melhor resultados escolares. Marque uma consulta de oftalmologia numa das nossas lojas Anóptica.

 

 

StumbleUponEmail