Os problemas oculares nas crianças podem ser difíceis de detetar, contudo é necessário estar atento a todas as pistas que as crianças demonstram ao longo do seu crescimento.
Muitas crianças têm falta de atenção ou concentração, pouco interesse nas aulas e nos estudos ou até baixo rendimento escolar devido a problemas oculares. A visão pode ser a chave para todos esses efeitos nas crianças.
Hiperatividade ou falta de óculos?
A falta de motivação ou agitação das crianças por vezes está associada à hiperatividade mas é necessário conhecer os sinais e estar muito atento.
A hiperatividade é uma perturbação neurocomportamental e apresenta 3 grande sintomas:
- Falta de atenção;
- Impulsividade;
- Inquietação.
Estes são os principais sintomas que levam a crer que uma criança é hiperativa. No entanto, estes sintomas podem indicar falta de visão e não hiperatividade. Para que seja feito o devido tratamento é fundamental estar atento a todos os sinais.
Quando a criança sofre de problemas oculares pode dar sinais como:
- Dores de cabeça frequentes;
- Franzir a testa para focar objetos;
- Falta de atenção e motivação na escola.
Diagnóstico precoce
Como dito anteriormente, é fundamental que os pais estejam atentos a eventuais queixas ou sintomas que as crianças demonstrem. Caso o mesmo aconteça, é necessário fazer um diagnóstico visual, de forma, a tratar o problema e não alastrar o problema.
Quando mais precoce for o diagnóstico melhor será para a saúde visual da criança e a probabilidade de danos visuais em adulto diminui.
Se a criança apresentar problemas oculares é necessário que haja um tratamento, que passa pelo uso de óculos.
Na Anóptica dispomos de profissionais que ajudaram os seus filhos a alcançar uma boa visão e, consequentemente a ter melhor resultados escolares. Marque uma consulta de oftalmologia numa das nossas lojas Anóptica.