Ao longo dos anos, nomeadamente ao envelhecer, é normal que as pessoas tenham tendência a piorar a sua visão. É um procedimento normal as pessoas na terceira idade terem de ter uma atenção redobrada no que toca à sua saúde em geral e, especialmente, à sua saúde ocular.

Na maioria dos casos, é a partir da terceira idade que os problemas oculares ocorrem com maior frequência.

Existem diversas doenças que podem agravar a nossa saúde ocular, nomeadamente a diabetes e a hipertensão arterial e, outro caso muito comum, é em fumadores.

 

Doenças visuais

Existem diversas doenças visuais que têm tendência a aparecer com o crescer da idade.

 

Degenerescência Macular

Esta doença trata-se de uma das principais causas de cegueira nos idosos. A Degenerescência Macular é uma doença da retina que afeta a mácula e, por norma, desenvolve-se com a idade.

Esta doença pode aparecer, numa fase inicial, a partir de uma distorção visual sobre os objetos e vai evoluindo para uma perda gradual e irreversível da visão.

Uma das formas de evitar esta doença é a prevenção a partir do estilo de vida saudável. Desta forma, é aconselhado que não se fume, a pratica de exercício físico seja regular, haja um controlo do peso e pressão arterial e, muito importante, haver uma proteção dos raios solares.

 

Presbiopia

Esta doença pode ser conhecida como vista cansada. A Presbiopia resulta de uma perda acuidade visual dos objetos mais próximos.

A presbiopia costuma ter início a partir dos 40 anos e se termino aos 60 anos. Esta doença visual pode ser tratada pelo uso de óculos ou lentes.

 

Catarata

A catarata é das primeiras causas de cegueira que pode ser tratada. Esta doença ocular pode surgir em qualquer idade, contudo é mais comum que se desenvolva a partir dos 50 anos.

Esta doença tem sintomas como o embaciamento da vista e, por norma, vai agravando com o tempo até a perda completa da visão.

Para paciente que desenvolvem esta doença é aconselhado evitar a automedicação, especialmente com remédios anti-inflamatórios. O tratamento das cataratas é realizado por via cirúrgica.

 

Glaucoma

Esta patologia manifesta-se com mais frequência na terceira idade e é caracterizada pela perda gradual da visão. Se esta doença não for tratada pode originar cegueira de forma irreversível.

Os sintomas de glaucoma são silenciosos e, desta forma é necessário que haja uma rotina oftalmológica. Esta rotina é aconselhada que seja feita com uma regularidade anual, a partir dos 60 anos.

 

Há quanto tempo não faz um rastreio visual? Na Anoptica pode fazer o seu check-up completo! Marque o seu e faça o seu diagnostico precocemente para evitar doenças oculares.

StumbleUponEmail