A única forma de limpar as lentes de contacto convenientemente é com recurso ao líquido para lentes de contacto, a única solução que permite remover os fungos e bactérias que se agarram às lentes. Não use água nunca e não esfregue as lentes, sob pena de poder provocar problemas oculares.

Segundo um estudo epidemiológico realizado nos EUA e divulgado pelo jornal Observador, as infeções oculares são responsáveis por mais de um milhão de consultas oftálmicas todos os anos naquele país. Um dos problemas mais comuns para quem usa lentes de contacto é a queratite, uma inflamação na córnea que é provocada por bactérias, fungos ou outros vírus.

A falta de limpeza com líquido para lentes de contacto é um dos maiores motivos para o aparecimento destes elementos patológicos.

Falta de limpeza com líquido para lentes de contacto pode levar a problemas irreversíveis

De acordo com o mesmo estudo, o Acanthamoeba é outra das causas comuns de infeções na córnea e pode surgir em pessoas que lavam as lentes com água corrente em vez de lavar com líquido para lentes de contacto.

Este protozoário pode mesmo, segundo aquele jornal, provocar a perda total de visão. Não trocar o líquido para lentes de contacto e as caixas das lentes frequentemente são outros erros que podem provocar lesões oculares.

Evite prolongar o uso das lentes e das caixas, porque esses comportamentos podem realmente prejudicar a sua visão.

Usar líquido para lentes de contato previne fungos e bactérias

Com a proliferação de ópticas e a consequente acessibilidade dos produtos ópticos, verificou-se alguma desregulação do sector, o que pode, para quem não sabe, provocar problemas oculares. O líquido para lentes de contacto é um dos melhores exemplos, já que é muitas vezes negligenciado pelos utilizadores.

Além disso, a própria utilização de lentes de contacto tem de ser avalizada por um médico especialista, porque nem todas as pessoas podem utilizar lentes, quer por terem alergias, quer por terem lesões crónicas ou quaisquer outros motivos. O estilo de vida, a profissão e as rotinas também têm de ser tidas em conta.

Sem tem dúvidas, o melhor mesmo é consultar um dos nossos especialistas. Visite-nos em Setúbal.

StumbleUponEmail