À medida que vamos envelhecendo, os nossos olhos vão perdendo a capacidade de alternar a focagem de objetos que estão longe e a curta distância. A essa disfunção chama-se presbiopia e pode ser corrigida através da utilização de lentes multifocais. Estas lentes são normalmente aconselhadas a adultos com mais de 40 anos.

No entanto, as lentes multifocais são também prescritas a algumas crianças e jovens adultos, que têm dificuldade em focar objetos e sofrem de tensão ocular quando leem. Alguns especialistas defendem que a utilização deste tipo de lentes pode ajudar a controlar a falta de visão de perto em crianças.

As lentes multifocais são ainda muito úteis para quem tem de mudar de óculos para ler e para ver ao longe, por exemplo. Dessa forma, o utilizador não tem de alternar entre uns e outros.

Como funcionam as lentes multifocais?

As lentes multifocais funcionam pela fusão de três prescrições diferentes numa única lente, possibilitando ver nitidamente a qualquer distância. A grande vantagem destas lentes é cada uma das zonas da lente servir para ver a uma distância diferente. A parte superior serve para a visão à distância, a parte inferior é para ver ao perto e a zona intermédia serve, como o próprio nome sugere, para a visão intermédia.

Ao contrário das lentes bifocais, as multifocais não têm linhas nem segmentações. Dessa forma, oferecem uma visão clara a distâncias diferentes, em vez que o fazer apenas em relação a duas distâncias, como no caso das lentes bifocais.

Quem pode usar este tipo de lentes?

Nem todas as pessoas podem usar lentes multifocais, por isso, o melhor é aconselhar-se primeiro com o seu oftalmologista ou com um técnico de uma óptica. Para escolher lentes multifocais, deve ter em conta a qualidade das lentes e a credibilidade da marca. Deve ainda assegurar-se de que os óculos estão à medida.

A adaptação às lentes multifocais pode levar uma ou duas semanas, sobretudo se mudar de umas lentes unifocais para estas novas lentes ou se nunca usou óculos. Quanto mais usar os óculos, menor será o período de adaptação às novas lentes.

Para saber mais sobre lentes multifocais, visite uma das nossas lojas ou contacte-nos.

StumbleUponEmail