Há uns anos, usar óculos no inverno era considerado excêntrico e algo que servia apenas para acrescentar estilo a uma pessoa. Contudo, atualmente já é comum e inclusive é recomendado o seu uso em qualquer altura do ano.

O uso de óculos de sol no inverno é fundamental para proteger a visão dos raios UV, mesmo em dias nublados, uma vez que mesmo em dia sem sol os raios ultravioleta se encontram presentes.

 

Radiação Solar no Inverno

No inverno os raios ultravioleta, UVA e UVB, continuam presentes. Esta radiação pode causar danos na visão. Quando o olho está exposto aos raios UV pode criar lesões na superfície do olho, na retina e no cristalino, consequentemente , pode resultar em degeneração muscular, cataratas ou pterígio.

Além de os raios solares danificarem os olhos, podem também agredir a pele ao redor dor olhos causando rugas e manchas.

Os raios solares em dias nublados conseguem ultrapassar as nuvens. Para manter uma visão saudável recomendamos o uso de óculos de sol também durante o inverno.

Ao comprar os seus óculos de sol aconselhamos que procure ou informe-se pelo certificado de proteção de radiação UV. Os óculos que contêm este certificado dispõem na sua haste um símbolo da Comunidade Europeia (CE). Este certificado é fundamental para proteger a sua visão das radiações solares.

 

Benefícios do uso de óculos de sol no inverno

 

  1. Proteção contra o vento

As estações mais frias, o outono e o inverno, são mais propícias ao vento e a algumas alergias, uma vez que existe mais poeira e agentes alergénicos no ar. Em consequência, existe uma maior probabilidade de reações alérgicas oculares ou olhos secos.

Os óculos de sol ajudam a prevenir alguns problemas que estas estações podem desencadear na visão, uma vez que servem como escudo protetor de agentes externos.

 

  1. Alivia da fadiga ocular

Em locais onde o solo seja muito claro, como por exemplo a neve ou a água, a luz refletida é mais elevada do que em solos mais escuros. Neste sentido, o esforço das pupilas é maior e pode originar fadiga ocular e dores de cabeça. O uso de óculos de sol pode contornar esse efeito e torna-se mais confortável para os olhos em situações de maior reflexo do sol.

 

  1. Melhor visão na neve

A neve em dias de céu limpo pode refletir até 90% dos raios UV. Quando em contacto com os olhos, estes podem ficar gravemente lesionados. Para não danificar os olhos é fundamental usar óculos de sol escuros e espelhados para que a visão não fique afetada com o reflexo do sol na neve.

 

  1. Redução dos brilhos

Seja em dias de muito sol ou não, por vezes, torna-se difícil abrir facilmente os olhos devido à claridade excessiva dos raios solares. Além dos dias de claridade intensa, após as chuvas os reflexos das poças de água podem danificar a visão. Neste sentido, é também recomendado o uso de óculos de sol.

 

 

StumbleUponEmail