Os optometristas, anteriormente conhecidos como técnicos de óptica oftálmica, são especialistas em cuidados de saúde primários e são treinados para examinar os olhos para detetar defeitos na visão, sinais de lesões, doenças oculares ou problemas relacionados com a saúde geral do organismo. Ir a consultas de optometria é, por isso, fundamental.

Um exame detalhado ao olho pode revelar condições como uma elevada pressão sanguínea ou até mesmo diabetes. Os optometristas fazem uma avaliação da saúde, oferecem conselhos clínicos e, quando necessário, em consultas de optometria, prescrevem óculos ou lentes de contacto.

Consultas de optometria podem implicar intervenções de outras especialidades

Os optometristas estão também habilitados a dispensar e fornecer óculos e lentes de contacto, na sequência das consultas de optometria que efetuam. Podem ainda supervisionar optometristas estagiários e estudantes de medicina.

Alguns casos detetados nas consultas de optometria podem implicar o conselho de outros especialistas. Outros, podem implicar apenas o uso de lentes corretivas sem mais nenhum tratamento adicional.

Optometristas têm formação superior e de especialidade

Os optometristas têm formação superior específica e um período de estágio em trabalho efetivo, antes de possuírem os conhecimentos e competências necessários ao desempenho das suas funções. Uma vez adquirida essa experiência, podem continuar a adquirir qualificações e a desenvolver os seus interesses em áreas de especialidade diversas.

As consultas de optometria não são meros exames destinados a promover o uso de óculos. São diagnósticos importantes e que podem permitir detetar doenças e problemas de saúde a nível ocular e geral do organismo.

De tempos a tempos, deve frequentar este tipo de consultas para se acercar do real estado da sua visão. Os mais novos devem fazê-lo desde tenra idade, para diagnosticar eventuais problemas de visão antes que se agravem na idade adulta.

Para saber mais ou agendar consultas de optometria, contacte um dos nossos assistentes.

StumbleUponEmail