A utilização de lentes de contacto vem facilitar a vida de muitas pessoas. Esta alternativa ao uso dos óculos dá uma maior liberdade visual, principalmente na altura do verão, para não haver qualquer preocupação de sujar as lentes dos óculos.

As lentes de contacto além de facilitarem a vida quotidiana das pessoas é um aliado nos desportos, mas serão assim tão boas quando se trata de desportos aquáticos?

 

Posso usar lentes de contacto quando estou na água?

Se for nadar ou simplesmente tomar um duche é recomendado que tire as suas lentes. Utilizar as suas lentes de contacto enquanto está a nadar pode ser prejudicial para a sua saúde visual, uma vez que a água pode conter substâncias químicas ou micróbios e estes podem ser absorvidos pelas lentes.

Se por acaso se esquecer de tirar as suas lentes deverá tirá-las assim que possível e colocá-las no seu líquido desinfetante para que as mesmas sejam limpas e não contenham nenhum resíduo.

Caso a lente tenha apanhado alguma sustância química o resultado pode ser muito grave para a saúde ocular, nomeadamente:

  • Olhos vermelhos e irritados;
  • Sensibilidade à luz e olhos lacrimejantes;
  • Infeção do olho.

 

Cuidados a ter quando se usa lentes de contacto para nadar

Se for nadar de lentes é aconselhável que use óculos de natação. Apesar do uso destes óculos é importante que tire as lentes e as limpe de forma adequada.

Caso pratique natação ou qualquer outro desporto aquático e mesmo assim queira ter lentes de contacto é preferível o uso de lentes de contacto diárias. Estas lentes devem ser trocadas logo depois de nadar e substituídas por umas novas.

 

StumbleUponEmail