Os nossos olhos podem ficar irritados devido a vários fatores. Esta vermelhidão pode causar bastante desconforto, principalmente se tivermos a trabalhar. Se tem por hábito ter grandes olheiras, olhos inchados ou vermelhos ou até mesmo ardor, saiba quais são as principais causas e como combater.

 

Principais causas da vermelhidão

 

Fadiga

 

As horas que cada pessoa passa ao computador são cada vez mais e, quando isso acontece de forma excessiva, o cansaço ocular começa a ser notado, o que poderá levar a olhos vermelhos e cansados. Quando o uso do computador é feito por longas horas os olhos poderão ficar secos, o que leva à vermelhidão.

Problemas de visão que não sejam tratados poderão levar também à vermelhidão, uma vez que os olhos terão de fazer um esforço ocular maior.

 

Reações alérgicas

 

O uso de cremes e maquilhagem em pessoas que têm tendência a ter alergias pode levar a olhos vermelhos, lacrimejantes e irritados. É importante ter em conta o uso de produtos adequados, principalmente perto dos olhos.

Após o uso de maquilhagem é importante lavar bem a pele e os olhos para que não fique qualquer tipo de resíduo que possa irritar o olho.

 

Conjuntivite

 

Se o olho se apresentar vermelho, mas sem dor poderá ser sinal de uma conjuntivite, contudo poderá estar relacionada a algo mais grave. Quando os olhos apresentam uma vermelhidão constante é importante uma ida ao oftalmologista para a situação não se agravar.

A conjuntivite pode estar presente nos dois olhos ao mesmo tempo ou apenas num. Ela causa bastante comichão, a pálpebra fica inchada e os olhos vermelhos e lacrimejantes. Para diminuir a probabilidade de apanhar uma conjuntivite é essencial ter uma boa higiene e, principalmente, não esfregar os olhos.

Existem vários tipos de conjuntivite e estas podem estar mais inflamadas nas pálpebras ou nos olhos.

Conjuntivite alérgica: Inflamação do olho que acontece quando existe uma reação alérgica.

Conjuntivite infeciosa: Inflamação provocada por vírus ou bactérias.

Conjuntivite tóxica: Causada por champô, cosméticos, fumo e outras substâncias que sejam tóxicas.

Outras causas

  • Tosse;
  • Corpo estranho no olho;
  • Arranhão na córnea;
  • Entropia;
  • Ceratite.

 

Cuidados para prevenir os olhos vermelhos

– Evitar água com cloro, ar seco e fumo de tabaco;

– Limpar bem a pele após o uso de maquilhagem;

– Uso de lentes de contacto adequado;

– Fazer pausas quando passa muito tempo ao computador;

– Uso de lentes específicas para o computador.

 

StumbleUponEmail