Comprar óculos de sol que realmente protejam dos raios ultravioleta pode ser difícil devido à variedade de mercado, que nem sempre é fidedigna. Além dos diferentes estilos de óculos que existem é essencial que a tenham garantia de qualidade.

A maioria dos óculos de sol que as pessoas compram são de baixa qualidade e nem sempre cumprem as normas europeias para a proteção dos olhos.

 

Óculos de sol de confiança, como escolher?

Com a chegada do sol o uso de óculos de sol é fundamental para preservar a saúde ocular e, por sua vez, é necessário que as lentes dos óculos protejam dos raios UV.

 

Identificar a marca da CE (Comunidade Europeia)

Os óculos, sejam com lentes graduadas ou de sol, contêm na sua haste o símbolo CE. Este símbolo é uma abreviatura de ‘conformité européenne’, ou seja, conformidade europeia.

É essencial que esta marca esteja presente nas armações, pois desta forma é que pode ser garantida a sua qualidade segundo as normas das União Europeira.

 

Reconhecer o modelo e o fabricante

Como dito anteriormente, é essencial ter em atenção o que diz a haste. Para reconhecer o fabricante é necessário olhar para a haste dos óculos. Se a haste dos óculos indicar o fabricante/marca essa é uma garantia de qualidade de fabrico, veracidade e resistência do modelo.

 

Comprar óculos apenas em óticas

Comprar óculos com um preço reduzido a vendedores ambulantes ou em lojas não especializadas pode provocar danos na visão, uma vez que esses óculos não apresentam a garantia de qualidade.

Os óculos que são adquiridos fora de óticas não protegem os olhos contra os raios UV e expõem-os diretamente ao sol. A falta de proteção que estes óculos têm podem provocar danos mais sérios na visão.

 

Ter atenção ao tipo de grau e categoria de proteção dos raios solares

Para que os olhos estejam protegidos dos raios solares é essencial ter em conta as diferentes categorias.Cada uma das categorias tem diferentes filtros de proteção:

  • Grau 0:

Este grau de óculos transmite entre 80% a 100% de luz. Estes óculos são recomendados para pessoas que sofram de grande sensibilidade à luz.

 

  • Categoria 1:

Esta categoria transmite entre 43% a 80%. Estes tipos de lentes são aconselhados para o uso dentro da cidade.

 

  • Categoria 2:

Os filtros de categoria 2 corresponde a uma transmissão entre 18% e 43%. Estas são lentes recomendadas para quem pratica desportos ao ar livre.

 

  • Categoria 3:

Esta categoria transmite a luz entre 8% e 18%. Esta é a categoria mais usada, principalmente no verão.

 

  • Categoria 4:

Por fim, a categoria 4 são filtros que transmitem entre 3% a 8% de luz. Este tipo de óculos é aconselhado para áreas como montanhas, desportos aquáticos, esqui. No entanto, é desaconselhado o uso deste tipo de lentes para a condução.

 

Se quer comprar uns óculos de sol de confiança visite uma das lojas Anóptica:

Setúbal: Tel. 265 417 200 | Telm. 924 233 300

Évora: Tel. 266 043 907 | Telm. 934 793 341

 

StumbleUponEmail