Quando atingimos os 40 anos de idade ou nos aproximamos desse marco, a nossa visão começa a perder algumas propriedades. Uma delas é a elasticidade do músculo da córnea, o que torna mais difícil focar objetos a curta distância, por isso, dificulta a leitura. É nestas idades que começamos a precisar de óculos de leitura.

Mas, o que são óculos de leitura?

Este tipo de óculos são óculos concebidos precisamente para facilitar a focagem a distâncias curtas, como a dos nossos braços dobrados quando seguram um livro. Para isso, estes óculos dispõem de lentes progressivas, que permitem ver a várias distâncias sem notar a diferença entre elas, nem saltos de uma área da lente para outra.

Os óculos de leitura permitem, por isso, a melhoria da qualidade de vida. Possibilitam ver corretamente a todas as distâncias, colmatando a falta de visão provocada pelo avançar da idade, a que se dá o nome de presbiopia.

Sintomas que indiciam a necessidade de óculos de leitura

Se já fez 40 anos e sente dificuldade em focar objetos ao perto ou a uma distância intermédia, isso é um claro sinal de que necessita deste tipo de óculos. Sente dores nos olhos? Inchaço na vista? E de dores de cabeça? Pode estar a sofrer de presbiopia.

A presbiopia não é uma doença, é uma condição inevitável fruto do envelhecimento das pessoas. Mas pode ser atenuada com a ajuda de óculos de leitura de qualidade. Além da prescrição, a qualidade das lentes é essencial, assim como os materiais de que são feitas as armações.

Antes de adquirir um par de óculos de leitura, deve sempre consultar o seu optometrista ou oftalmologista. Se já usa óculos ou lentes de contacto, deve agendar uma consulta com o seu médico regular.

Para saber mais ou comprar óculos de leitura, visite-nos.

StumbleUponEmail