As lentes unifocais, também designadas por monofocais, destinam-se apenas a um tipo de utilização: ou ver ao longe ou ver ao perto. As lentes unifocais podem ainda ser de utilização permanente. São especialmente indicadas para pessoas com deficiência visual na visão a curta ou a longa distância, nunca a ambas.

Esta lente tem apenas uma única potência óptica em toda a sua superfície, sendo por isso indicada para a correção apenas a uma única distância. Uma boa lente é a que se adapta à sua visão e ao uso que pretende dar-lhe. Quer esteja em frente ao computador todo o dia, na rua ou num local muito iluminado, deve tomar em consideração alguns parâmetros para escolher a lente mais indicada às suas necessidades, sobretudo quando se trata de lentes unifocais.

Existem 2 critérios fundamentais para escolher lentes unifocais

Materiais

Plástico: as lentes feitas de plástico são mais resistentes ao choque, mais leves e embaciam menos. Além disso, também absorvem os raios ultravioleta. No entanto, a superfície deste tipo de lentes unifocais risca-se com mais facilidade, por isso aconselha-se um tratamento anti-risco.

Policarbonato: as lentes feitas deste tipo de plástico são mais resistentes ao choque e, apesar de mais finas do que o vidro ou o plástico, são as lentes mais resistentes de todas. Dado tratar-se de um plástico bastante suave, risca-se mais facilmente, por isso aconselha-se um tratamento anti-risco. Estas lentes unifocais são aconselhadas a atletas, crianças ou em casos onde a proteção ocular é crítica.

Vidro: foi o primeiro material utilizado na produção de lentes. Muito frágil, tende a partir e é virtualmente não resistente ao choque. Por isso, o vidro é normalmente sujeito a um processo que o torna mais resistente, o que o torna também mais pesado.

Tratamentos

Anti-risco: este tratamento torna a lente mais rija e mais resistente, praticamente à prova de riscos. Consiste numa mistura, por aplicação centrífuga, diretamente durante o processo de molde ou por evaporação por vácuo.

Anti-reflexo: os reflexos podem provocar numa lente as chamadas imagens fantasma, feitas de brilho e círculos concêntricos. Estas imagens obstruem a visão e podem ser muito aborrecidas. Os tratamentos anti-reflexo reduzem consideravelmente estes efeitos e aumentam a quantidade de luz que passa pelas lentes.

Tratamento ultravioleta: como o próprio nome sugere, estas lentes absorvem e bloqueiam os raios ultravioleta, que são extremamente perigosos para os olhos.

Para saber mais sobre lentes unifocais, visite a nossa loja em Setúbal ou contacte-nos.

StumbleUponEmail