As lentes ocupacionais são, como o próprio nome sugere, lentes que ajudam a visão quando está ocupado com tarefas mais exigentes, como ler, trabalhar ao computador ou e efetuar trabalhos mais minuciosos.

Quando se atinge uma certa idade, tipicamente a partir dos 35 anos, a visão intermédia e ao perto pode começar a sentir algumas dificuldades. Isto acentua-se com a utilização frequente de equipamentos digitais, como PCs, tablets ou smartphones, que passaram a fazer parte do dia-a-dia de todos.

Os ecrãs desses equipamentos forçam a visão a um esforço maior, por isso, é natural que esta se ressinta cada vez mais cedo. Como o trabalho de muitas profissões é cada vez mais desempenhado em frente a um ecrã, as lentes ocupacionais começam a ser necessárias e utilizadas por cada vez mais pessoas. Isto porque a alternância da visão de perto e intermédia é extremamente frequente.

Lentes ocupacionais permitem mudar de tarefa sem mudar de óculos

As lentes ocupacionais dispõem de dois tipos de graduação, permitindo ver ao perto na perfeição, nomeadamente ler um livro ou jornal, e continuar a ver nitidamente quando desvia o olhar para uma distância intermédia, para escrever no PC ou desempenhar outra tarefa, sem perturbar a visão e muito comodamente.

Nas lentes regulares, de ver ao perto, a visão é afetada quando desviada para distâncias intermédias, sem retirar os óculos, o que acontece quase por instinto. Esse gesto pode agravar os problemas de visão ao perto e ainda aumentar a necessidade do uso de óculos de forma permanente.

Alternância sem lentes corretas pode agravar problemas de visão

Com o tempo, essa alternância sem o recurso a lentes ocupacionais, pode provocar maiores dificuldades em trabalhar no PC sem a ajuda de um par de óculos. As lentes ocupacionais permitem proteger os seus olhos, evitando agravar os problemas de falta de visão ao perto.

Além disso, as lentes ocupacionais permitem ainda, na fase inicial dos problemas de visão, uma melhor adaptação às lentes progressivas, que podem vir a ser necessárias numa segunda fase, provavelmente uns anos depois.

O melhor conselho para quem notou que começa a ter dificuldades na visão ao perto é efetuar, de imediato, alguns exames à visão, para permitir saber se necessita de usar lentes ocupacionais ou outras mais adequadas ao seu caso concreto.

Para saber mais sobre os benefícios das lentes ocupacionais, contacte um dos nossos assistentes em Setúbal.

StumbleUponEmail