A luz azul está presente no nosso dia-a-dia e é difícil de evitar a mesma. Este tipo de luz pode ser encontrado na luz natural, como o sol ou em fontes artificiais, nomeadamente equipamentos digitais (computador, televisão, telemóvel, etc.).

A maioria da luz emitida não natural é devido à incidência de luz LED branca. Este tipo de luz artificial é produzida pela ligação feita de LED azul com fósforo de energia baixa.

 

Exposição à luz azul artificial

Nos últimos anos, a exposição à luz azul artificial aumentou consideravelmente e a luz que é imitida pelos aparelhos eletrónicos é nociva à visão. Para evitar problemas oculares deve considerar alguns comportamentos equilibrados em relação a estes aparelhos, como por exemplo não passar muitas horas seguidas a olhar para ecrãs digitais ou manter uma certa distância entre os olhos e os aparelhos.

 

Consequência da exposição inadequada

É provado cientificamente que a luz azul artificial provoca danos da saúde. Quando a exposição à luz azul é realizada de forma natural a disposição ao longo do dia é melhorada, em contrapartida quando este tipo de luz é artificial, principalmente durante a noite, o ritmo cardíaco fica afetado e pode causar outros efeitos negativos.

Durante a noite quando existe uma exposição prolongada a aparelhos eletrónicos o sono pode fica afetado negativamente.

Os adolescentes são muito propensos a manifestar problemas e dificuldades ao longo do dia devido à luz emitida pelos aparelhos digitais. A dificuldade de concentração é um dos problemas mais comuns nesta faixa etária.

Quando a exposição a aparelhos eletrónico é feita antes da hora de dormir pode resultar em menos horas de sono profundo.

 

Luz Azul: Como se proteger?

A exposição diária à luz azul danifica os olhos a longo prazo. Nesse sentido, é recomendado lentes apropriadas para este tipo de luz, principalmente para quem necessita de trabalhar diariamente com aparelhos eletrónicos.

Os óculos que possuem lentes antirreflexo, à partida já são suficientes para proteger da luz artificial, uma vez que este tipo de lentes reduzem o brilho e aumentam o contraste e, por sua vez, bloqueiam a luz azul.

Além das lentes antirreflexo, existe já disponíveis no mercado lentes que boqueiam a luz emitida dos aparelhos digitais. Estas lentes podem ser usadas com graduação ou não.

 

Previna-se e não descarte da sua saúde ocular, na Anóptica dispomos de diversos serviços. Visite-nos numa das nossas lojas ou contacte através do número 265 417 200 e agende a sua consulta.

 

StumbleUponEmail