HomeBlog 

O que é a Hipermetropia?

Existem muitos problemas a nível ocular, muitas com nomes difíceis, mas sabe o que é a hipermetropia? Então, é um tipo de ametropia caracterizada por um globo ocular com um comprimento axial menor que a distância focal dos olhos, ou seja, o olho é “demasiado curto”.

Trata-se de um erro refrativo que faz com que os raios luminosos, se encontrem num foco atrás da retina e não sobre ela, como deveria ser para um olho emetrope (sem erros refrativos, dito normal).

O paciente hipermétrope vê pior ao perto do que ao longe, ainda que a visão ao longe não seja perfeita. Muitas vezes, o hipermétrope consegue “forçar os olhos”, usando o poder de acomodação do cristalino, em função das distâncias, levando os raios luminosos para o plano focal da retina, permitindo-lhe ver ao perto e ao longe.

Quais os sintomas?

A fadiga ocular e cefaleias são mais frequentes ao final do dia, devido ao esforço visual feito durante todo o dia. Muitas pessoas queixam-se de sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão, lacrimejo e dificuldades em focar, principalmente ao perto.

Casos em que a hipermetropia é muito elevada, tal é percetível em crianças desde muito cedo, e pode estar acompanhada de estrabismo.

Soluções

Este problema ocular compensa-se com uma lente convergente, que recoloca a imagem sobre a retina. Estas lentes são mais espessas no centro do que nos bordos e a diferença de espessura é tanto maior quanto mais forte for a hipermetropia. Essa compensação pode ser feita mediante do uso de óculos ou de lentes de contacto.

A cirurgia refrativa também é uma opção, pois o objetivo é mudar o formato da córnea, tornando-a mais esférica e redonda e deixando o olho emetrope.

 

Marque já a sua consulta com os nossos especialistas e visite as nossas lojas.

 

 

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Artigos Relacionados

O Outono e as alergias nos olhos

Durante determinadas épocas do ano, as alergias tornam-se mais comuns. Estas alergias são caracterizadas de alergias sazonais e são provocadas pela exposição a substâncias dispersas

Ler Mais

Efectue a marcação do seu exame