Os nossos olhos podem ajudar a entender alguns aspetos sobre a nossa saúde em geral. Este órgão pode apontar para problemas de saúde mesmo sem diagnóstico prévio, ou seja, a “olho nu”. É fundamental que estejamos atentos a qualquer tipo de mudança nos olhos e entender qual a sua causa.

Existem algumas alterações que nos alertam para eventuais anomalias na saúde. Neste artigo, damos-lhe a conhecer algumas das alterações sentidas nos olhos que podem prever alguma doença.

 

Olhos secos

Este problema ocular pode estar diretamente correlacionado com o facto de pestanejar pouco ou sofrer de alergias. Contudo, em casos mais graves, pode estar relacionado com Síndrome de Sjögren (doença autoimune que faz que as glândulas exócrinas sejam atacadas pelos glóbulos brancos).

 

Grande sensibilidade à luz

Quando os olhos estão muito vermelhos e existe uma sensibilidade à luminosidade, pode se alusivo a uma inflamação na úvea. O sistema imunitário pode também estar a auto afetar-se.

 

Fluido na retina

Se existir, com alguma frequência, um certo fluido na parte de baixo da retina pode ter haver com o stress e/ou ansiedade.

 

Círculos na íris

Se detetar alguns círculos amarelados na orla da íris do seu olho, pode indicar que os níveis de colesterol, hipertensão arterial ou diabetes estão mais elevados que o normal. Além destes sinais, estes círculos também são comuns no envelhecimento, mas não afeta diretamente a visão.

 

Os sinais que os nossos olhos dão devem ser tidos em conta, contudo nunca deve tomar medidas sem antes consultas um especialista. Mantenha-se sempre atento e mantenha um estilo de vida saudável.

Informa-se sempre com profissionais de confiança e faça rastreios visuais com frequência.

 

 

StumbleUponEmail