Muitas pessoas utilizam óculos apenas para trabalhar, sobretudo para estar em frente ao ecrã de um computador. A esses óculos, que muitas vezes até ficam no escritório, designamos por óculos de trabalho. Mas, que caraterísticas deve ter um par de óculos de trabalho? O que devemos valorizar e desvalorizar?

 

Como comprar um par de óculos de trabalho

Em primeiro lugar, é sempre necessário efetuar uma consulta de optometria, para saber qual a prescrição de que necessita. Depois, ajuda sempre uma conversa com o técnico da ótica a que se deslocou. Provavelmente, será alertado para algumas das caraterísticas obrigatórias que um par de óculos de trabalho deve ter.

 

  • Resistência – um par de óculos tem de ser, obrigatoriamente, resistente, para fazer face às várias contingências do ambiente de trabalho: choques acidentais, derrames de líquidos, encontrões, quedas acidentais, etc.
  • Leveza – tendo em conta o número de horas passadas em frente a um ecrã, os óculos de trabalho devem ser leves e simples. É importante que não cansem o nariz, os músculos da face ou a visão.
  • Anti-risco – idealmente, deve optar por uma cobertura anti-risco. Os riscos prejudicam a visão e podem cansar mais a vista, mesmo que sejam pouco percetíveis. Além disso, podem exigir mais esforço para observar pormenores.
  • Transporte – os óculos de trabalho devem ser fáceis de transportar, uma vez que têm de andar frequentemente de um lado para o outro. Opte por uma caixa leve e simples de carregar, para nunca se esquecer dos seus óculos.
  • Progressivas – o ideal é optar por lentes progressivas para ter nos seus óculos. Isto porque estas lentes são menos cansativas para a visão e permitem ver bem a várias distâncias. Além disso, favorecem o trabalho e a produtividade, evitando que as pessoas estejam sempre a retirar os óculos para descansar a visão.

 

Para saber mais ou comprar óculos de trabalho, contate-nos!

StumbleUponEmail