HomeBlog 

Necessidades visuais que mudam ao longo da idade

Não se preocupe se em determinada idade necessitar de óculos para uma melhor visão, quer sejam óculos com lentes monofocais ou com lentes progressivas. Com a correria do dia a dia, muitas vezes não nos lembramos de tratar das nossas necessidades visuais. O stress do quotidiano, a evolução tecnológica e o contexto ambiental são fatores que podem tornar-se prejudiciais para a nossa visão.

Igualmente, estilo de vida pouco saudável e tabagismo são um fator de risco de patologias oculares, devido ao efeito adverso na circulação do fluido ocular. É por essa razão que os especialistas recomendam uma alimentação equilibrada e um estilo de vida ativo e saudável. Muitas vezes só consultamos um profissional de saúde ocular quando não conseguimos ver os rostos das pessoas nitidamente. Ou quando os objetos tendem a ficar mais baços ou quando ao final do dia a nossa visão está cansada.

É assim fundamental realizar rastreios visuais regularmente. Marque uma consulta com um profissional de saúde visual, ajuda-o a determinar o estado da sua visão e a garantir o melhor tratamento para a mesma.

Mudanças mais comuns que surgem com a idade:

Presbiopia

A perda da sua capacidade de focar uma imagem, com a idade, acontece devido à diminuição da elasticidade do cristalino e dos músculos que o mantêm no lugar. Assim, os sintomas e as condições variam, podendo aperceber-se que o foco se torna mais demorado ou requer mais esforço. Para algumas pessoas, é mais percetível em ambientes com pouca luz ou quando estão cansadas. Além da dificuldade de foco, pode sentir cansaço visual ou dores de cabeça.

Glaucoma

Este danifica o nervo ótico, cuja saúde é vital para uma boa visão. Dores nos olhos, diminuição do campo de visão (como se fosse se afunilando), fortes dores de cabeça, halos luminosos ao redor dos objetos, olhos vermelhos e sensibilidade excessiva à luz são os sintomas do glaucoma. As mudanças visuais podem não ser tão notórias até que esta condição tenha progredido para um estado mais avançado. O glaucoma pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em idosos. Ainda assim, pessoas com 40 anos com miopia ou hipermetropia grave e outros problemas oculares devem estar mais atentas à sua saúde ocular. A perda de visão pode ser retardada ou evitada se o glaucoma for reconhecido precocemente, sendo assim é sugerido que tenha consultas regulares com um profissional de saúde visual.

Catarata

Causadora do embaciamento do cristalino, uma das lentes naturais do olho, sendo que essa visão turva ou embaciada pode evoluir até o início da cegueira. O principal sintoma da catarata faz-se sentir de uma forma mais ou menos intensa, dependendo do grau de opacificação do cristalino. Os sintomas da catarata ocular são, geralmente, mais acentuados quanto maior for o nível de opacificação do cristalino, podendo ser comparado a uma névoa que não desaparece.

Assim, não hesite em consultar um profissional em saúde ocular da sua confiança. A Anoptica irá ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de vida, com ferramentas eficazes para tratar doenças oculares e alterações provenientes da idade.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Artigos Relacionados

Efectue a marcação do seu exame