As lentes fotocromáticas, ao contrário das lentes comuns, são lentes que escurecem de acordo com a luminosidade natural do meio circundante. Estas lentes adaptam-se, tornando-se mais escuras ou mais claras, mediante a intensidade dos raios ultravioleta a que são expostas. Estas reagem quando estão contato direto com a luz ultra violeta e oferecem uma excelente alternativa para quem necessita de alternar entre óculos graduados e óculos de sol. Desta forma,  estas lentes são um forte aliado dos seus olhos, protegendo-os, de forma eficaz, dos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB.

 

Lentes Fotocromáticas:

As Lentes Fotocromáticas são lentes especiais que são revestidas com moléculas fotossensíveis. Estas mudam de forma e absorvem a luz quando expostas aos raios UltraVioleta. Esta reação promove e permite o escurecimento da lente na presença da luz solar. O contrário também se verifica, sendo que, sempre que não haja contacto com a luz solar, as lentes tornam-se gradualmente mais claras e transparentes em ambientes com ausência de luz solar.

 

Geralmente, o processo de escurecimento total da luz ocorre em 15 minutos. No entanto, assim que a lente entra em contacto com os raios UV o processo inicia, verificando-se de imediato um escurecimento da lente.

 

Principais vantagens:

  • Proteção ocular – a utilização destas lentes permite oferecer uma proteção constante contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. esta proteção, além de ser constante, é ainda adaptada às necessidades do utilizador, assim como à intensidade da luz incidente nos olhos. Uma má proteção dos olhos poderá desenvolver vários problemas, como envelhecimento da córnea e a sensibilidade ocular à luz. A utilização destas lentes permite evitar e prevenir diversas condições associadas à exposição dos raios UV.

 

  • Conforto visual – tendo em conta a sua adaptabilidade, estas lentes permitem ao seu utilizador uma sensação de conforto ocular muito acima da média. Estas lentes, ao se adaptarem automaticamente às variações da luz, permite que os olhos não sintam a necessidade de um ajuste constante, evitando um cansaço extra.  Neste sentido, as lentes, além de protegerem os olhos, evitam o efeito de vista cansada.

 

  • Comodidade – com estas lentes não será necessário fazer uma troca de óculos sempre que mudar de ambiente. Com as lentes fotocromáticas poderá desfrutar de qualquer tipo de ambiente sem que para tal tenha que estar sempre a mudar de óculos.

 

O tratamento fotocromático é aplicável a qualquer tipo de graduação, incluindo as lentes unifocais e progressivas. No entanto, este tipo de lentes mais coloridas não são, compatíveis com as lentes de espessura muito reduzida, sendo que apenas é possível escolher entre duas cores: cinzento ou castanho.

 

Aconselhe-se na sua óptica acerca destas lentes e das suas qualidades, assim como a sua adaptabilidade para as suas necessidades diárias. Escolha sempre produtos de qualidade de forma a promover a saúde dos seus olhos e o seu conforto, acima de tudo.

 

StumbleUponEmail