HomeBlog 

Lentes de Contacto: Tipos Existentes

Sabia que cerca de 125 milhões de pessoas no mundo utilizam lentes de contacto? É com o objetivo de dar respostas às diversas necessidades dos seus utilizadores, que existem alternativas adaptadas a qualquer situação ou estilo de vida. Se procura experimentar lentes de contacto, aconselhe-se com um oftalmologista ou optometrista, de modo a encontrar aquelas que a si melhor se adequam.

Propósito das lentes de contacto:

As lentes de contacto são cada vez mais procuradas pela sua comodidade e pela facilidade da sua utilização. Servindo para o mesmo fim que os óculos convencionais, as lentes de contacto são inseridas diretamente no olho e podem assumir diversos propósitos:

  • Lentes de contacto corretivas: Que tal como os óculos, têm o propósito de corrigir ou compensar ametropias, como astigmatismo, miopia ou hipermetropia.
  • Lentes de contacto cosméticas: Tingidas com uma cor ou com um formato específico, estas são utilizadas para alterar o aspeto da pupila.
  • Lentes de contacto corretivo-cosmética: Apresentam simultaneamente tanto a função corretiva como a cosmética.

Existem dois tipos de lentes de contacto:

  1. As duras ou semi-rígidas: utilizadas em casos clínicos extremos e quando o seu utilizador necessita de uma graduação muito elevada ou tem um problema ocular específico, sendo normalmente anuais.
  2. As lentes hidrófilas e moles: que se adaptam perfeitamente ao olho devido ao seu material maleável, sendo as mais utilizadas e mais comuns.

Frequência de uso:

1. Diário

Tal como o nome indica, substituídas diariamente, estas lentes não requerem qualquer manutenção. Utilizadas apenas uma vez e logo então descartadas, são consideradas as mais seguras, visto que, devido ao seu curto período de utilização, não acumulam lixo, evitando o aparecimento de irritações ou alergias. São recomendadas para usos ocasionais.

2. Quinzenal

Por serem reutilizáveis, estas são feitas de um material mais resistente. Podem ser utilizadas durante duas semanas, sendo imprescindível uma higienização diária. A sua reutilização poderá causar infeções se a limpeza não for feita corretamente.

3. Mensal

À semelhança das lentes quinzenais, também as lentes mensais são reutilizáveis e, por isso, mais resistentes. Por terem uma maior duração, a sua limpeza tem de ser ainda mais cuidada, sendo essencial colocá-las diariamente no líquido de limpeza durante, no mínimo, quatro horas. Por serem reutilizáveis são também mais amigas do ambiente, porque causam menos resíduos.

4. Longa duração

Por terem uma grande duração, estas lentes exigem cuidados extremos de higienização. O seu uso é exclusivo mediante prescrição médica, e são apenas indicadas para casos específicos. São normalmente utilizadas durante o período de um ano.

5. Utilização prolongada

Também sujeitas a prescrição médica, existem lentes de utilização prolongada, que são apenas retiradas uma vez à semana, sendo utilizadas até durante os períodos de descanso. Estas são indicadas não só para casos clínicos específicos, como também para utilizadores com estilos de vida altamente ativos, que nem sempre têm a possibilidade de higienizar as lentes de contacto com frequência, ou o de as retirar durante longos períodos de tempo.

Se pretende começar a utilizar lentes de contacto e não sabe qual a opção mais adequada à sua rotina, visite-nos e fale com os nossos especialistas.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Artigos Relacionados

Efectue a marcação do seu exame