HomeBlog 

Já ouviu falar de lentes digitais?

Se não ouviu, devia. As lentes digitais são lentes especiais concebidas especificamente para as novas tarefas que os nossos olhos enfrentam, fruto do desenvolvimento tecnológico da nossa era. Estas lentes ajudam a sua visão quando se cansa por estar demasiado tempo em frente a um tablet ou a um smartphone ou a outro dispositivo com um ecrã de menores dimensões.

As lentes digitais foram desenvolvidas pelas maiores marcas mundiais para fazer face aos novos desafios dos nossos olhos. Isto porque a distância de leitura é mais curta e o movimento dos olhos é diferente, mais diverso.

Além de disporem de uma zona de visão ao longe mais vasta, as lentes digitais proporcionam ainda apoio específico para visão de perto. Por outro lado, ajudam também o músculo responsável por focar o cristalino em objetos próximos e distantes.

A quem se destinam as lentes digitais?

As lentes digitais destinam-se sobretudo a utilizadores com idades entre os 30 e os 45 anos, que ainda dispõem de uma boa visão de perto e intermédio, mas que já têm algumas dificuldades face à utilização diária ou constante de dispositivos digitais. São pessoas que, por norma, usam lentes monofocais ou que nunca usaram nenhumas.

O facto é que, a partir de uma certa idade, a alternância entre os ecrãs digitais e as distâncias mais longas tem tendência a provocar fadiga ocular.  Os músculos dos olhos vão-se deteriorando e deixam de se conseguir acomodar de forma quase automática às diferenças entre distâncias oculares.

Esteja atento a irritações, dores de cabeça ou no pescoço

Além disso, o uso intenso e constante das novas tecnologias exige um esforço muito mais intenso por parte dos nossos olhos. A quantidade de texto, imagens e vídeos num espaço tão reduzido, faz com que o tamanho das letras tenda a diminuir, obrigando ainda os olhos a grandes alternâncias de distâncias.

Se tiver alguns sintomas como dores de cabeça, tensão no pescoço ou irritações nos olhos, pode estar a ter a visão afetada pelos ecrãs digitais e deve começar a pensar em ir a uma consulta para saber se necessita de usar lentes digitais.

Para saber mais sobre lentes digitais, contacte um dos nossos especialistas.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Artigos Relacionados

Efectue a marcação do seu exame