Tem por hábito fazer exames de rotina todos os anos para verificar o seu estado de saúde? Será que faz o mesmo com os seus olhos? As visitas ao oftalmologista não devem ser ignoradas e fazer um check-up ocular anualmente é fundamental para prevenir e identificar doenças visuais.

 

Quando deve marcar a sua consulta de oftalmologia?

Independentemente da idade é importante fazer um check-up ocular com alguma regularidade. As crianças devem recorrer a consultas de oftalmologia com um intervalo de 6 meses, uma vez que as doenças oculares dos bebés e crianças são mais difíceis de detetar no dia-a-dia, isto porque quanto mais jovens são menos se queixam de algum problema visual e, além disso, estas são idades de crescimento e desenvolvimento.

Os adultos não necessitam de fazer com a regularidade de uma criança. Recomendamos que caso notar algum comportamento estranho na sua visão marque uma consulta de oftalmologia, caso contrário deve fazê-lo anualmente.

No caso de já possuir alguma patologia ocular deve consultar um oftalmologista com a periodicidade indicada pelo especialista.

 

Check-up: Quais os principais?

Existem alguns check-ups que, geralmente, são mais indicados pelos especialistas após feito uma análise da história clínica do paciente, pode lhe ser pedido:

  • Teste de acuidade visual com e sem correção: Neste teste é realizado uma leitura de letras em diversos tamanhos. O especialista examina o quanto o paciente consegue observar corretamente as letras com e sem graduação.
  • Exame de refração: Avalia o grau indicado das lentes a ser utilizadas para os pacientes que sofrem de astigmatismo, miopia, hipermetropia ou presbiopia.
  • Exame externo: Realiza uma avaliação sumária e macroscópica da normalidade das pálpebras e do segmento anterior do olho.
  • Tonometria: Medição da pressão intraocular dos olhos.
  • Motilidade ocular: Analisa e classifica a capacidade de movimentação dos olhos. É recomendado para suspeitas de diplopia, estrabismo ou para uma avaliação pré-cirúrgica de estrabismo.
  • Exame de fundo de olho: Analisa a situação médica da retina, a mácula, do humor vítreo, do nervo ótico e dos vasos sanguíneos retinianos.
  • Biomicroscopia: Avalia minuciosamente as estruturas externas e internas do globo ocular, com diversos aumentos óticos.

StumbleUponEmail