As lentes de contacto têm como função corrigir a visão de problemas oculares, contudo as mesmas podem resultar para motivos de estética, como é o caso das lentes de contacto coloridas. Este tipo de lentes pode ser com grau ou simplesmente para alterar o visual temporariamente. 

Nos últimos anos, as lentes de contacto coloridas são mais comuns e cada vez mais fáceis de encontrar. Muitas marcas apostaram neste tipo de lentes, seja em cores mais naturais, exóticas ou específicas para um disfarce ou fantasia.

 

Como escolher lentes de contacto coloridas?

Lentes de grau

Antes de mais, é fundamental saber qual o grau necessário para cada olho e se é possível o uso de lentes de contacto. Após uma consulta de oftalmologia, o especialista irá recomendar qual a melhor opção de lente de contacto para os seus olhos e, posteriormente, determinar o grau das suas lentes de contacto coloridas.

 

Lentes sem grau

No caso de não necessitar de usar graduação, pode usar lentes de contacto coloridas. Neste caso, estas lentes apenas terão como finalidade a utilização estética. 

As lentes de contacto coloridas vão permitir que altere, temporariamente, a cor dos olhos. As cores mais comuns são azul, verde, castanho ou outros tons naturais. 

 

Cuidados a ter em conta

Este tipo de lentes pode sofrer alterações na sua cor quando exposta com a cor natural do olho. Se pretende ter um look mais natural aconselhamos que escolha cores naturais, mais próximas da cor natural dos seus olhos, ou seja, caso tenha os olhos castanhos escuros, opte por lentes azuis ou verde escuras ou até castanho “mel”. Caso utilize lentes que contrastem muito com o seu tom natural, vão tornar-se muito artificiais. 

As lentes de contacto coloridas não danificam a visão, contudo é muito importante que sejam cuidadas para não sofrer de problemas como, por exemplo, infeções ou alergias. 

Antes de aplicar as lentes, lave e seque muito bem as mãos. Após as utilizar guarde-as no estojo adequado e siga as recomendações do seu especialista.

 

Dicas importantes

  • Coloque sempre as lentes de contacto antes de aplicar maquilhagem no rosto. Quando remover a maquilhagem, retire primeiramente as lentes antes de aplicar qualquer produto desmaquilhante. Caso algum produto de limpeza entre em contacto com as lentes de contacto pode danificar a manutenção e durabilidade das mesmas;
  • Não partilhe as lentes com outras pessoas;
  • Tenha atenção ao tempo recomendado para o uso das mesmas. Siga as recomendações do seu oftalmologista, caso as lentes de contacto se encontrem fora do prazo, descarte-as.
  • Caso sinta algum desconforto visual ao aplicar as lentes, remova-as de imediato;
  • Nunca durma com as lentes de contacto.

 

StumbleUponEmail