O rastreio visual infantil surge da necessidade de diagnosticar precocemente problemas de visão nas crianças. De acordo com estatísticas oficiais, cerca de 20% das crianças tem algum tipo de problema de visão até fazer 5 anos de idade.

O problema maior é que este tipo de doenças pode afetar negativamente o desenvolvimento das crianças, muitas vezes, sem os pais sequer se aperceberem disso. Neste aspeto, o rastreio visual infantil durante os três primeiros anos de vida é vital.

As probabilidades de sucesso de qualquer tratamento aumentam quando é efetuado um diagnóstico precoce, através do rastreio visual infantil. E, para isso, basta deslocar-se até à Anóptica, no centro de Setúbal, e efetuar um rasteio visual infantil de forma gratuita.

O que pode evitar com recurso ao rastreio visual infantil?

Entre as principais causas de problemas visuais irreversíveis encontra-se a ambliopia. Um dos maiores problemas de ambliopia é, precisamente, não ser diagnosticada atempadamente, isto é, durante o intervalo de tempo considerado crítico, ou seja, até aos 6 anos de idade. Nesta fase, é indispensável fazer um rastreio visual de forma regular.

Importa recordar que mais de 80% do conhecimento é adquirido através da visão, com destaque para o período entre os 0 e os 6 anos de idade.

Porquê fazer um rastreio visual infantil regularmente?

Porque o rastreio visual infantil permite detetar a tempo anomalias na visão que podem ser prejudiciais para a aprendizagem da criança e bastante penalizadoras no futuro. Além disso, o rastreio visual infantil permite orientar os pais para os locais onde proporcionar o tratamento mais adequado aos problemas visuais dos filhos.

Sinais de que pode haver anomalia visual

  • Malformações nas pálpebras
  • Anomalias nos globos oculares
  • Sinais estranhos nas córneas e pupilas
  • Estrabismo fixo ou intermitente
  • Torcicolos
  • Falta de interesse aos estímulos visuais
  • Ausência de interação com os objetos
  • Síndrome do óculo digital

Para saber mais ou efetuar um rastreio visual infantil, visite-nos.

StumbleUponEmail