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Exercícios para uma visão saudável

A nossa visão é um dos sentidos que tem maior impacto nas nossas vidas. Estamos constantemente a usá-los e a usufruir das suas fantásticas capacidades. No entanto, nem sempre lhes damos a devida atenção, nem prestamos os cuidados diários que deveríamos.

Visão saudável:

Para que possamos promover uma boa saúde ocular e desfrutar da nossa visão no seu pleno, existem diversos cuidados que devemos ter no nosso dia-a-dia. Cuidados ao nível da higiene e exercícios visuais, são imprescindíveis para quem pretende potenciar a sua saúde ocular.

Existem vários exercícios para ajudarem a promover a saúde ocular diária, que ajudam a prevenir doenças e desconfortos, resultantes das várias atividades do dia-a-dia, que agridem os nossos olhos.

Exercícios para uma visão mais saudável:

Tapar os olhos

Com a palma da mão deverá tapar os seus olhos para realizar o exercício.

  1. Comece por se sentar confortavelmente numa cadeira, apoie os braços e feche os olhos;
  2. Coloque as palmas das mãos sobre os seus olhos durante 30 segundos;
  3. Após esse período, retire as mão e abra suave e lentamente os olhos.

 

Fazer um quadrilátero com os olhos

Com a ajuda dos seus dedos, irá fazer, com os olhos, um quadrilátero.

  1. Coloque os seus dois indicadores à altura da sua boa.
  2. De seguida, olhe para o dedo direto, pisque suavemente, e proceda da mesma forma para o dedo esquerdo.
  3. Deve repetir o procedimento durante 30 segundos, sem qualquer tipo de movimento do pescoço.
  4. Após a primeira parte do exercício, deve colocar os seus indicadores da seguinte forma: um em frente ao queixo e outro em frente à testa, de forma horizontal.

 

Massajar os olhos

Este exercício é ótimo para relaxar os olhos, uma vez que a massagem é uma técnica de relaxamento ocular, muito eficaz.

  1. Com a ponta dos polegares, massage a área imediatamente abaixo das sobrancelhas, com movimentos suaves e circulares;
  2. Este exercício deve ser executado durante cerca de 3 minutos;
  3. Complete o exercício com uma massagem nas têmporas. Estas devem ser pressinadas durante 5 segundos. Repita a acção 5 vezes.

Seguir o dedo com os olhos

Este exercício tem como principal intuito o de fortalecer os músculos oculares e despistar qualquer tipo de problema neurológico.

  1. Sente-se confortavelmente numa cadeira;
  2. Relaxe e olhe em frente;
  3. Levante o dedo indicador até à zona em frente ao seu nariz e foque a sua atenção na ponta do seu dedo;
  4. Estique o braço para a frente o máximo que puder e volte à posição inicial. Os seus olhos devem estar sempre focados na ponta do seu dedo no decurso do processo.

Pestanejar

O ato de pestanejar, apesar de poder não parecer, é algo fundamental para manter uma boa saúde ocular. Este mecanismo ajuda os nossos olhos a manterem-se hidratados e menos expostos de agentes externos que prejudicam os nossos olhos.

 

Desfrutar do sol

Para além do sol ser algo bastante agradável para a grande maioria da população, o sol é algo bastante benéfico para a nossa saúde ocular.

  1. Volte a cara para o sol e feche os olhos;
  2. Vire a cabeça, lenta e suavemente, para a direita e para a esquerda;
  3. Repita o exercício entre 10 a 20 vezes.

 

Massajar o pescoço, ombros e testa

A massagem é fundamental para mantermos o nosso corpo são e relaxado. Estes locais são muito importante para que haja uma boa irrigação sanguínea e para aliviar tensões musculares prejudiciais ao bom funcionamento ocular.

  1. Massage a testa com a ponta dos seus dedos, com movimentos circulares. Repita o exercicio entre 1 a 2 minutos;
  2. Com a ponta dos dedos, massage levemente a zona do pescoço e passe para a zona dos ombros. Feche as mãos sobre os ombros e aperte levemente a zona.

Os cuidados diários com a sua saúde, irão fazer diferença sua qualidade de vida, não só a nível ocular, como no seu bem estar, em geral. Cuide de si e verá que tudo será mais fácil.

 

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