Hoje em dia, os utilizadores têm várias alternativas à escolha no que toca a lentes de contacto. Pode ser excelente, mas também um pouco confuso. É por isso importante conhecer as várias opções disponíveis, de acordo com o seu estilo de vida e necessidades de visão. Aconselhe-se com o seu optometrista ou oftalmologista e saiba quais as lentes que melhor se adaptam ao seu caso.

Tipos de lentes de contacto existentes no mercado

·         Lentes de contacto rígidas

Os vários avanços tecnológicos na área da ótica deram origem às lentes rígidas gás permeáveis, mais flexíveis e que permitem que o oxigénio passe e chegue à córnea. Estas lentes de contacto têm muitas vantagens, nomeadamente retardar o avanço da miopia em crianças e jovens.

·         Lentes de contacto macias

A grande vantagem deste tipo de lentes é que são mais confortáveis para o utilizador e mais fáceis de ajustar. O plástico flexível é combinado com água para permitir que o oxigénio passe através das lentes para a córnea. Isso aumenta o conforto e mantém a saúde ocular. As lentes de contacto macias podem corrigir a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

·         Lentes de contacto descartáveis

Concebidas para serem usadas durante um curto espaço de tempo, este tipo de lentes são indicadas para quem sofre de alergias. São indicadas também para quem tem receio de infeções oculares derivadas da acumulação de sujidade e detritos ou bactérias por baixo das lentes. As lentes descartáveis implicam o mínimo de limpeza e desinfeção. Atualmente, existem lentes descartáveis diárias, semanais ou mensais.

Lentes de uso prolongado

As lentes macias podem ser de utilização diária ou prolongada. As primeiras são usadas durante o dia e removidas à noite para limpeza e desinfeção. As segundas podem ser utilizadas também durante o sono, mas têm de ser removidas para limpeza e desinfeção uma vez por semana.

O uso durante a noite pode aumentar o risco de infeções oculares, por isso, é melhor seguir estas indicações à risca. Para saber quais as lentes de contacto mais indicadas para si, agende uma consulta no seu optometrista ou oftalmologista e aconselhe-se com os especialistas.

Para saber mais sobre lentes de contacto, visite-nos.

StumbleUponEmail