Cerca de 7 em cada 10 portugueses andam com a vista cansada por causa dos ecrãs digitais e do excesso de utilização de dispositivos eletrónicos. Entre os vários sintomas da vista cansada contam-se as dores de cabeça e o o cansaço. A dificuldade em focar e os olhos secos ou com lágrimas em excesso também são sintomas deste problema.

Entre as principais causas da vista cansada está a utilização excessiva de dispositivos como PCs, smartphones ou tablets. O alerta é do Grupo Português de Ergoftalmologia, da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, e abrange não só os adultos, que trabalham várias horas seguidas em frente aos ecrãs, mas também os jovens, que usam e abusam dos videojogos.

O principal causador da vista cansada é a tecnologia

Atualmente, mais de metade dos jovens com idades entre os 18 e os 33 anos passam mais de 9 horas diárias em frente a ecrãs. O Grupo Português de Ergoftalmologia, da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, adverte que bastam 2 horas sem descanso em frente a ecrãs para a vista começar a ressentir-se.

Na maioria das vezes, a vista cansada obriga ao uso de óculos, no entanto, por vezes, algumas mudanças em termos de postura e distância permitem atenuar o problema e até aumentar a produtividade no trabalho.

Mudar as definições do navegador é um bom começo

O fundo brilhante dos navegadores Web é uma das causas principais da vista cansada. Uma boa solução para este problema pode ser optar por um tema mais escuro. Assim permite poupar a sua visão durante algumas horas.

Para isso, e caso seja utilizador do Chrome, basta ir ao menu «Definições». Premir o botão «Obter Temas», na secção «Aspeto». Uma vez na loja do navegador, basta ir ao separador «Temas a preto e branco». Carrega na opção «Ver todos», onde pode escolher o que melhor se adaptar à sua visão.

Para saber mais sobre a vista cansada, consulte-nos.

StumbleUponEmail