Sabe quando a dor de cabeça é falta de óculos? Numa tentativa de ver melhor tendemos a manter os olhos entreabertos ou evitamos piscar, o que provoca uma dor de cabeça depois de um esforço visual prolongado.

As alterações oculares que provocam este sintoma, e outros, são chamadas de vícios de refração, nomeadamente, a hipermetropia, a miopia e o astigmatismo, nomes já popularmente conhecidos.

Esta dor de cabeça, se combinada a uma visão embaciada, tem algumas características que indicam a necessidade de procurar um oftalmologista para iniciar o tratamento e adquirir óculos graduados. Abaixo apresentamos tudo o que precisa de saber.

Quando a dor de cabeça é falta de óculos?

A dor de cabeça por falta de óculos, geralmente, é intensificada ao redor dos olhos e na testa após um esforço visual.

Este sintoma pode vir acompanhado de outros sinais que indicam a necessidade de uso de óculos graduados, por exemplo:

  • Vista cansada, ou presbiopia;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Perda de foco nos objetos que estão longe ou perto;
  • Necessidade de “apertar os olhos” ou se distanciar para aumentar o foco.

Outro sinal a ter em atenção é quando a dor de cabeça é frequente e aparece em horários específicos do dia, após uma rotina intensa. Neste caso, remédios podem, ainda, não resolver a dor de cabeça.

Quando ir ao oftalmologista?

Se a dor de cabeça é frequente e sente que precisa de esforçar a visão para realizar tarefas que antes não eram um problema, chegou o momento de procurar um oftalmologista de confiança.

É importante, também, observar as crianças, uma vez que elas têm menor capacidade de compreender que é um problema que precisa de ser corrigido. Tenha em atenção, se há perda de rendimento escolar e queixas frequentes de dor de cabeça e agende uma consulta com um oftalmologista.

De qualquer forma, pode atuar de maneira preventiva, indo ao oftalmologista uma vez por ano, ainda que não apresente queixas e sintomas. Esta atitude irá prevenir a aparecimento de desconfortos visuais e físicos, como a dor de cabeça.

A importância do tratamento oftalmológico

Adiar o tratamento oftalmológico não é uma escolha assertiva para a saúde visual. Quando se habitua à dor de cabeça e aos demais sintomas e evita iniciar o tratamento correto, pode dar espaço à evolução do problema oftalmológico para quadros mais graves, podendo transformar uma doença tratável em uma irreversível, exigindo até mesmo a realização de cirurgias.

Cuidar da saúde dos olhos é imprescindível para ter mais qualidade de vida na rotina e impedir a agravação da visão.

Na Anoptica realizamos consultas de optometria diariamente e a qualquer hora, visite-nos e saiba quais as lentes mais adequadas ao seu estilo de vida.

 

StumbleUponEmail