Usar óculos graduados é uma forma simples de corrigir erros refrativos. Além disso, o uso de óculos graduados melhora a visão substancialmente. Atualmente, já é possível escolher entre diferentes tipos de lentes, designs de armações e coberturas opcionais. Embarque connosco nesta visita guiada ao mundo dos óculos graduados.

Tipos de óculos graduados existentes no mercado

Existem hoje dois tipos principais de óculos graduados. Os de visão única, concebidos para corrigir a visão ao longe. E os multifocais, criados para corrigir quer a visão ao longe, quer a visão ao perto. As lentes multifocais são utilizadas para corrigir a presbiopia. Presbiopia é a natural perda de capacidade de focagem do olho, derivada do avanço da idade.

Já as lentes bifocais são constituídas por duas partes: uma para ler, na parte inferior, e outra para ver ao longe, no topo. Algumas lentes especializadas específicas podem ainda ter segmentos destinados à visão intermédia.

As lentes trifocais, por sua vez, estão divididas em 3 partes. Uma para visão ao longe, outra para visão ao perto e outra ainda para visão intermédia.

Similares às lentes trifocais, os óculos graduados com lentes progressivas apresentam zonas de transição suave entre as três grandes áreas, em vez de linhas divisórias. Apesar de serem mais suaves e esteticamente mais agradáveis, estes óculos podem causar um pouco mais de distorção do que os outros tipos de lentes.

Que óculos graduados devo escolher?

Se não precisa de correção para ver ao longe, pode optar por óculos graduados de leitura, excelentes para corrigir a presbiopia. É importante referir que nenhum exercício ou medicamento pode curar a presbiopia, pelo que não tem nada a ganhar em atrasar o uso de óculos de leitura.

É provável que tenha de mudar de lentes várias vezes entre os 40 e os 60 anos de idade, uma vez que a lente natural do seu olho vai continuar a perder flexibilidade e, consequentemente, capacidade de focagem.

A maioria das lentes são hoje feitas de plástico, dado ser mais leve, flexível e seguro do que o vidro. Essas lentes já trazem proteção UV de fabrico. Para quem pratica desporto ou atividades ao ar livre, as lentes mais recomendadas poderão ser, no entanto, as de policarbonato, um material mais seguro e resistente ao impacto.

Para saber mais ou comprar óculos graduados, contacte-nos.

StumbleUponEmail