Os cuidados de higiene dos nossos olhos devem ser realizados com consciência e delicadeza. A saúde dos olhos é fundamental para conseguir atingir uma boa qualidade de vida, principalmente para todos os sentem que os olhos são dos principais sentidos.

Atualmente, cada vez mais pessoas sofrem de problemas visuais, muito devido aos aparelhos eletrónicos que inundaram o nosso dia-a-dia. Uma grande parte dos problemas visuais têm forma de tratamento, contudo é necessário ter alguns cuidados essenciais diários para preservar a nossa visão.

 

Cuidados a ter com a visão

Existem alguns cuidados essenciais que devemos pôr em prática todos os dias, alguns ao levantar, outros durante todo o dia e outros ao deitar. A nossa saúde visual requer alguns cuidados acrescidos, nomeadamente:

 

  • Maquilhagem e cosméticos

O uso de maquilhagem e cremes de rosto deve ser feita com cuidado, uma vez que produtos inadequados para o rosto ou fora de validade podem desenvolver problemas visuais. Aconselhamos que antes de se deitar remova toda a maquilhagem adequadamente para que os olhos não fiquem irritados ou inflamados.

 

  • Evite esfregar os olhos

Este é um hábito que para muitas pessoas é praticamente intuitivo. Contudo, este comportamento pode prejudicar os olhos e, consequentemente, desenvolver problemas oculares.

Se sente comichão na zona dos seus olhos com frequência o recomendado é visitar um especialista. Ao mexer nos olhos, principalmente sem antes lavar muito bem as mãos, pode fazer com que se levem bactérias e outras impurezas para os olhos.

 

  • Pratique atividade física

Praticar desporto é essencial para alcançar uma vida mais saudável. Além da prática de desporto é fundamental que haja uma boa alimentação. Estar acima do peso recomendado, impede que as vitaminas essenciais à qualidade da visão sejam danificadas, daí aconselharmos que pratique desporto com alguma regularidade.

 

  • Cuidado com o tabaco

Estudos realizados afirmam que o consumo de tabaco está associado a problemas visuais. Em casos mais graves, o tabaco pode provocar cegueira irreversível. Manter uma vida saudável é fundamental para mantermos uma boa visão.

 

  • Pisque os olhos com frequência

Piscar os olhos com frequência é fundamental para que os mesmos não fiquem irritados, avermelhados ou secos. Com o uso excessivo de aparelhos eletrónicos, temos tendência a picar os olhos menos vezes e isso pode ser prejudicial para a nossa visão.

Recomendamos que sempre que tiver em frente a aparelhos digitais a cada 20 minutos, olhe com profundidade (de preferência para o exterior) cerca de 20 segundos e pestaneje.

 

  • Use adequadamente as lentes de contacto

Se usa lentes de contacto é imprescindível que faça todos os passos que o seu especialista lhe deu.

Antes de aplicar as lentes de contacto nos olhos, lave bem as mãos e limpe as lentes com o seu produto próprio. Além de seguir as recomendações do seu especialista, leia sempre com muita atenção as instruções e avisos das lentes de contacto.

 

Tenha sempre estes cuidados essenciais para uma boa saúde ocular em conta e pratique-as no seu dia-a-dia. Cuide da sua visão todos os dias e aconselhe-se com profissionais de confiança.

Encontre mais dicas diariamente nas nossas redes sociais e fique sempre a par de todas as novidades!

 

 

StumbleUponEmail