Os oftalmologistas frequentemente aconselham a ter muito cuidado com a exposição aos raios UV, por causa dos riscos de doenças oculares, incluindo cataratas, cancro e outras patologias graves. Os cuidados com os olhos e o sol é um tema que deve ser acautelado durante todo o verão.

Um dos problemas mais frequentes causados pela sobre-exposição ao sol é o chamado “olho de surfista”, que pode aparecer nos adolescentes ou jovens adultos, especialmente em surfistas, esquiadores, pescadores, agricultores ou em qualquer pessoa que passe longas horas ao sol ou sob condições de elevada exposição aos raios UV, como à beira de rios, oceanos ou montanhas.

Doenças como as cataratas ou os cancros oculares podem demorar muitos anos a desenvolver, mas os cuidados com os olhos e o sol são essenciais para os prevenir. Cada vez que estamos ao sol sem proteção, estamos a acrescentar danos e riscos de contrair doenças graves nos olhos.

Os bebés e as crianças são ainda mais suscetíveis, daí terem de usar bonés e óculos de sol para sua proteção. Aliás, as pessoas de todas as idades devem ter extremos cuidados com os olhos e o sol, sobretudo no verão.

Dicas sobre os cuidados com os olhos e o sol

  • Os danos provocados pelo sol nos olhos podem ocorrer a qualquer altura do ano, por isso é essencial usar óculos de sol bloqueadores dos raios UV sempre que estiver ao ar livre.
  • Não se deixe enganar pelas nuvens. Os raios do sol passam através do nevoeiro e das nuvens finas.
  • Nunca olhe diretamente para o sol. Olhar diretamente para o sol pode provocar retinopatia solar, danos na retina por causa da radiação solar.
  • Não se esqueça dos mais novos. Todos estão em risco, incluindo crianças e idosos. Proteja os seus olhos com chapéus e óculos de sol. São cuidados com os olhos e o sol indispensáveis.
  • Luz UV é boa, com moderação, para uma bela noite de sono. Quando dormimos, os nossos olhos são lubrificados continuamente. Durante o sono, os olhos também vão limpando poeiras irritantes, como pó, alergénicos ou fumo, que possa ter sido acumulado durante o dia. As células do olho sensíveis à luz são importantes para a nossa capacidade de regular os ciclos de sono. Isto pode ser crucial quando envelhecemos, numa altura em que muitas pessoas têm problemas de insónias. Os nossos olhos necessitam de uma exposição mínima à luz natural, todos os dias, para ajudar a manter os ciclos de sono.

Para saber mais sobre os cuidados com os olhos e o sol, consulte-nos.

StumbleUponEmail