O uso de lentes de contacto requer cuidados extra, nomeadamente no que toca à limpeza das respetivas lentes. A limpeza deste tipo de lentes deve ser rigorosa para que não se desenvolvam problemas nas córneas e, consequentemente perdas do membro por infeções bacterianas ou necessidade de transplante.

A manutenção das lentes de contacto deve ser tida em conta durante todo o ano, especialmente nos dias mais frios, uma vez que os problemas de alergias e olhos secos podem aparecer.

 

 Temperaturas mais baixas: problemas que podem desencadear

As temperaturas baixas diminuem a humidade presente no ar e, em consequência, diminuiu a quantidade de lágrimas nos olhos, deixando assim os olhos mais secos e propícios a desencadear doenças e proliferação de fungos.

A falta de produção de lágrimas provoca um ressecamento dos olhos e, como resultado, o aparecimento de lesões e infeções oculares é muito comum.

 

Cuidados a ter com as lentes de contacto no Outono/Inverno

Durante o outono/inverno o uso de cremes hidratantes é muito comum pois ajuda a pele a não ficar seca devido ao frio, contudo o uso de cremes no rosto deve ter um cuidado extra, principalmente junto dos olhos. Aplicar cremes nas pálpebras ou na zona da abaixo do olho pode ser perigoso. Nessas zonas deve ter especial atenção quando aplica para não causar conjuntivites ou outras doenças oculares.

Nestas estações frias, outono/inverno, o uso de aquecedores é mais elevado e os ambientes tornam-se mais quentes e menos húmidos. Ao estar nestes ambientes os olhos ficam menos lubrificados e existe uma maior probabilidade de coçar os olhos, devido ao desconforto sentido nos mesmos.

Caso sinta algum desconforto na vista, recomendamos que o uso de lentes de contacto seja suspenso temporariamente e recorra a um especialista para recorrer a um tratamento devido.

 

Cuidados diários a ter com os olhos

É fundamental que em qualquer época do ano os cuidados com a vista seja tido em conta. Alguns dos cuidados diários a adotar nestas estações mais frias, destacamos, evitar ambiente muito secos/quentes, manter os espaços fechados arejados e limpos. As lentes de contacto não devem entrar em contacto com ácaros ou outros agentes alérgicos.

O tempo em frente a aparelhos eletrónicos deve ser reduzido, uma vez que pode ressecar as lentes de contacto. Aconselhamos que caso necessite passar muitas horas ao computador faça algumas pausas frequentes e olhe para outros objetos.

Ao fim do dia deve retirar as suas lentes e fazer a rotina de higiene das respetivas lentes de contacto.

 

 

StumbleUponEmail