O verão é uma estação do ano muito estimulante, que proporciona grandes momentos de alegria, diversão e descontração. O sol, o mar, a piscina, são os elementos perfeitos para desfrutar de um verão em pleno. No entanto, apesar de todos estes elementos serem maravilhosos, existem alguns perigos escondidos. Os nossos olhos são muito frágeis e estão constantemente a ser expostos a raios solares, ao sal do mar, ao cloro da piscina, ao protetor solar e até ao suor. Todos estes fatores são de risco acrescido para a nossa saúde ocular, promovendo doenças como conjuntivite, infecções e alergias. Desta forma é imperativos estarmos atentos e cuidarmos da nossa saúde para que possamos desfrutar desta época maravilhosa da melhor forma.

 

Cuidados a ter durante a exposição solar para uma boa saúde ocular: 

No período do ano em que estamos mais expostos aos raios solares são aqueles que significam maior diversão e alegria. Nesta fase temos os nossos olhos expostos ao mar, à água das piscinas, ao sol. No entanto é importante não descuidar da nossa saúde para que possamos usufruir em pleno desta época anual.

 

Evitar muita exposição solar

Tudo o que é em excesso faz mal. O mesmo é válido no que diz respeito à exposição solar, que pode ser um dos principais perigos para a nossa saúde, caso não tenhamos vários cuidados. É neste sentido que o tempo de exposição ao sol deve ser controlado e moderado. No entanto, sempre que estiver ao sol, proteja seus olhos, utilizando o auxílio de um boné ou chapéu para reforçar essa proteção. Caso possa optar, deve sempre preferir a exposição durante o período da manhã, ou ao fim da tarde, pois é quando os raios solares estão fracos brandos e não fazem tão mal à saúde.

 

Utilizar sempre os óculos de sol com proteção UV

Os óculos de sol são essenciais para cuidar da saúde dos seus olhos, em especial para todos aqueles que possuem maior sensibilidade à claridade. Desta forma é necessário ter muito cuidado quando escolhemos este tipo acessório, uma vez que há modelos que não possuem a proteção necessária contra raios ultravioletas, e podem causar ainda mais danos aos seus olhos. Apesar de poder ser, inicialmente um investimento maior na compra dos seus óculos de sol, vale a pena investir em modelos mais seguros e conhecidos pela sua qualidade. Verá que o dinheiro gasto compensa a sua saúde ocular.

 

Cuidados a ter com os seus olhos no mar ou na piscina: 

Nos dias de calor não há nada melhor do que passar o dia no mar, na praia, ou até na piscina. Mas certamente já reparou que no final do dia costuma ficar com a vista cansada ou até mesmo com os olhos com uma sensação de ardor. Isso ocorre porque no mar estamos expostos ao sal, assim como a várias impurezas além do sal, que podem causar irritação, olhos vermelhos, comichão e até conjuntivite. Esta última é apresentada como sendo a irritação mais frequente após o banho no mar.

Para evitar esse problema, deve proteger os seus olhos com óculos de natação e lavá-los com água fresca após o banho no mar ou na piscina. É recomendado o uso de um colírio lubrificante ao sair do mar ou da piscina e não coçar os olhos, evitando, desta forma, o risco de lesões por agentes que estejam na superfície ocular. Este procedimento mantém os seus olhos limpos e evita irritações.

No caso de se tratar dum usuário de lentes de contacto, é recomendada a opção pelos modelos de descarte diário, com proteção UV, que oferecem menos riscos de contaminações.

Siga todos os cuidados que a Anoptica lhe recomenda e verá que o seu verão será muito mais divertido! Visite uma das nossas lojas e informe-se com a nossa equipa sobre todos estes cuidados.

StumbleUponEmail