O uso de lentes de contacto é uma mais valia para todos os que necessitam de ajustar a visão para conseguirem distinguir objetos ou imagens. As lentes de contacto requerem alguns cuidados especiais diários, principalmente no verão.

O verão é uma época de relaxar e tirar férias. Esta estação é conhecida pelo ambiente quente e propício a banhos, seja em piscinas ou na praia. Tendo em conta as circunstâncias e os ambientes externos a que os olhos têm contacto o risco de infecções pode aumentar consideravelmente durante esta estação.

 

Perigos e alertas da água do mar e da piscina

No verão a maior parte da população portuguesa tira férias para aproveitar o sol, o mar ou até a piscina em família. O calor sentido nesta época é convidativo a banhos com mais regularidade e a água presente tanto no mar como nas piscinas pode potenciar uma contaminação, através de bactérias, que irão desencadear infecções oculares.

Quem usa lentes de contacto e as usa nesta época e principalmente nos banhos em piscinas ou praias deve privilegiar e assegurar todos os cuidados necessários para evitar uma infecção ocular.

Quando as águas estão contaminadas de bactérias a probabilidade de desencadear uma infecção ocular é maior e, nesta medida é fundamental que as lentes de contacto sejam retiradas logo após sair da água ou assim que possível. Caso a lente se mantenha no olho por muito tempo, irá fazer com que a bactéria se mantenha dentro do olho por mais tempo.

 

Cuidados com as lentes de contacto

Usar lentes de contacto requer cuidados extra, em relação ao uso de óculos. No verão, há quem opte por andar sempre com o estojo das lentes de contacto na mala, inclusive levar para a praia ou piscina no caso de querer retirar as lentes poder fazê-lo sem as danificar. Contudo, este ato pode ser arriscado, uma vez que é fundamental que o estojo seja sempre mantido no local limpo.

Caso use lentes de contacto e leve o estojo consigo para estes locais, tenha sempre e atenção onde armazena o estojo para que o mesmo não fique sujo de água, poeiras ou areia.

 

Cuidados extra a ter no verão

Durante esta época mais quente, opte sempre por usar óculos de sol no exterior e se possível, chapéus de aba grande que protejam os olhos. O uso de óculos de sol certificados de proteção ultravioleta é fundamental para que os olhos se mantenham protegidos do sol.

Após um dia de sol, é habitual que sinta os olhos lacrimejantes, vermelhos ou com ardência. Nestes casos, aconselhamos que aplique compressas com água fria para aliviar o incomodo nos olhos. Caso estes sintomas prevaleçam contacte um especialista.

No verão é fundamental manter uma boa hidratação, uma alimentação saudável, rica em vitamina A e C.

Aproveite o verão e cuide sempre da sua saúde.

 

 

StumbleUponEmail