Escolher óculos graduados é uma tarefa que pode não ser tão simples como se pode, à primeira vista, pensar. Desde logo, porque muitos não têm feitio para despender várias horas a escolher e a experimentar modelos. Mas a verdade é que o design está tão desenvolvido, que usar óculos graduados, nalguns casos, pode mesmo melhorar o visual e trazer um «look» mais atraente.

O principal problema é que mais de 80 por cento das pessoas que usam óculos graduados, usam modelos do tamanho errado ou que não se adequam às características do seu rosto. Existem cinco fatores que podem ajudar a escolher o par de óculos mais adequado ao seu tipo de rosto.

 

Fatores que ajudam na escolha de óculos graduados

  1. Pupila centralizada na armação
  2. Apoio do nariz deve encaixar bem e não marcar a pele
  3. Armação deve sobrepor parte inferior dos olhos
  4. Sobrancelhas devem acompanhar formato da armação
  5. Hastes devem apoiar-se apenas nas têmporas

 

Além destas 5 premissas, é muito importante ter em conta o formato do rosto quando for comprar os seus óculos graduados. As faces quadradas devem apostar em óculos mais arredondados ou ovais. Os rostos redondos, por sua vez, devem preferir óculos graduados de formas quadrados ou retangulares. Já para as caras mais ovais, qualquer formato serve.

Existem ainda os rostos mais triangulares, com o queixo pequeno, em que os óculos que mais se adequam são os que preenchem mais o espaço em baixo, como os óculos graduados de forma oval ou os chamados óculos de aviador.

 

Cor e tipo de cabelo influenciam escolha dos óculos

Os óculos funcionam um pouco como a teoria dos contrários: quem tem o rosto mais pequeno, pode usar óculos maiores e vice-versa. Há ainda alguns truques para disfarçar óculos graduados que esteticamente não são tão apelativos, como o caso das lentes que tratam a hipermetropia. Nesses casos, o ideal é apostar em armações vistosas, para não chamar tanto a atenção sobre as lentes e disfarçar a sua espessura.

Para os óculos que corrigem a miopia, o ideal é preferir lentes ovais ou arredondadas.

Também há conselhos para a cor a escolher. Quem tem pele escura, deve optar pela cor tartaruga, âmbar, branco ou até mesmo o preto. Já quem tem pele mais clara, pode preferir antes cores contrastantes. Para cabelos escuros, é bom arranjar combinações com armações em vermelho ou cor de vinho.

Quem usa madeixas avermelhadas, deve apostar em tons mais claros. Já quem gosta de usar franja, deve escolher óculos graduados que não permitam que a franja se «cole» às lentes. Cabelos volumosos combinam bem com cores sóbrias e mais neutras. Por outro lado, cabelos com pouco volume podem usar óculos com detalhes e muita cor.

Se procura óculos graduados em Setúbal, visite a nossa loja e teremos todo o gosto em recebê-lo.

Para ver toda a gama dos nossos óculos graduados, faça-nos uma visita ou contate-nos

StumbleUponEmail