Muitas empresas estão em teletrabalho há mais de um ano por causa da pandemia. Devido a isso, a população portuguesa ficou fechada em casa durante largos períodos de tempo e o refúgio, na sua grande maioria, eram os aparelhos eletrónicos.
Em consequência, do tempo passado em frente a diversos ecrãs, a saúde visual pode ter ficado comprometida e é fundamental estar atento a todos os sinais.
Consequências do confinamento para a visão
A pandemia que atravessamos deste 2020, em Portugal, resultou em diversas limitações, desde estarmos confinados e isolados. Resultou também em termos hábitos diários muito diferentes e maiores taxas de ansiedade na população portuguesa.
Os hábitos que mudaram de forma muito repentina, foram o teletrabalho e a telescola. Grande parte das pessoas empregadas, ficaram recolhidas em casa a trabalhar remotamente e as aulas passaram também a ser feitas pela televisão e computadores.
Devido a uma mudança de hábitos muito repentina e devido ao uso excessivo de aparelhos eletrónicos, os problemas visuais aumentaram consideravelmente num curto espaço de tempo.
Além dos tempos livres, que em grande parte são passados a utilizar o computador, televisão ou telemóvel, a escola e o trabalho passaram a ser exclusivamente em frente a um ecrã. Este comportamento tornou-se um grande desafio para a visão, principalmente porque o tempo passado no exterior era muito reduzido. Devido a isso, é essencial perceber quais as implicações que estes comportamentos tiveram, e continuam a ter, para a visão e, dessa forma, como prevenir problemas oculares graves.
Síndrome de Visão Digital
Esta síndrome é causada pelo uso excessivo de aparelhos eletrónicos. Os sintomas são evidentes e são geralmente provocados pela má postura durante a utilização dos aparelhos digitais, nomeadamente a distância inapropriada entre os ecrãs. Além disso, uma iluminação insuficiente pode também provocar problemas na visão.
Sintomas da Síndrome de Visão Digital
- Olhos secos;
- Dor de cabeça frontal frequente;
- Visão desfocada ou turva;
- Olhos avermelhados e cansaço visual (principalmente, ao fim do dia);
- Falta de concentração e dificuldades em focar.
A luz emitida pelos ecrãs, influencia fortemente a qualidade das imagens formadas na retina e a qualidade do sono, isto resulta em maior cansaço e maior dificuldade em adormecer.
Prevenir a Síndrome de Visão Digital
Para evitar a Síndrome de Visão Digital é fundamental ajustar alguns comportamentos, principalmente se utiliza ecrãs para trabalhar e fora do seu horário laboral. Algumas sugestões para implementar no seu dia-a-dia, prende-se:
- Fazer pausas frequentes para descansar os seus olhos;
- Encontrar locais que tenham menos brilhos e reflexos;
- Procurar um espaço apropriado e bem iluminado com luz natural;
- Regular a distância entre o ecrã;
- Evitar a utilização de aparelhos digitais antes de dormir;
- Exercitar os olhos a cada 20 minutos passados a olhar para um ecrã. (Olhe para um objeto, idealmente no exterior, e pestanejei durante cerca de 20 segundos).
Para cuidar da sua visão, a Shamir desenvolveu uma gama de lentes Shamir Millennium™, estas são lentes unifocais idealmente pensadas para uma Era mais digital e tecnológica. Estas lentes foram desenhadas para obter um maior conforto visual mesmo utilizado durante todo o dia dispositivos eletrónicos. Além disso, possui um tratamento antirreflexo, aumentando a transparência da lente e a proteção dos raios infravermelhos e ultravioleta.
Conheça esta nova gama de lentes Shamir numa das nossas óticas. Contacte-nos e esclareça todas as suas dúvidas.
Mantenha a sua saúde visual saudável, aconselhamos que faça um check-up anual para prevenir doenças oculares.